Ana nery

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPLEXO DE GOLGI

O complexo de golgi é uma organela das células eucariontes, normalmente fica próxima ao núcleo e é formada por conjuntos de sacos amassados e justapostos, chamados dictiossomos. Eles são cercados por vesículas secretoras de vários tamanhos, cada unidade de dictiossomos possuem duas faces distintas, uma face cis (por onde as substancias entram) e uma face trans (por onde assubstancias saem). É uma das principais organelas responsáveis pela síntese de carboidratos.
Foi descoberta em 1898 pelo citologista italiano Camilo Golgi, suas principais funções são: armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substancias para dentro e fora da célula, também modifica proteínas produzidas pelo reticulo endoplasmático rugoso alterando seu padrão de glicosilação,fosforilação, sulfatação e hidroxilação. O complexo de golgi é bem desenvolvido em células de órgãos com função secretora como: pâncreas, hipófise, tireoide e entre outras, no epitélio do intestino o CG secreta muco rico em polissacarídeo, participa da formação do acrossomo dos espermatozoides e também na formação dos lisossomos da lamela média nas células vegetais.
Veremos adiante como são realizadascada função e sua estrutura.   
 ESTRUTURA E ULTRAESTRUTURA DO APARELHO DE GOLGI
 
Sua estrutura é composta por pilhas com membranas interligadas que formam as estruturas conhecidas como cisternas, sendo elas: cisternas cis, cisterna media e cisterna trans. As redes golgi cis e as redes golgi trans, são os compartimentos de entrada e saída do CG respectivamente.
REDE CIS; é constituída pormembranas, obtendo uma forma de cisterna sendo responsável pelos arranjos da membrana no processo de brotamento e na passagem de vesículas.
REDE DE GOLGE TRANS: é o local em que as substâncias saem para outros compartimentos celulares ou extracelulares.
CISTEMA CIS; está perto do RE e tem um formato arredondado.
CISTERNA MEDIA; localiza-se entre a cisterna cis e a cisterna media e são bastantevariáveis.
CISTERNA TRANS está localizada próxima "rede gol gê trans.”, e tem uma estrutura mais côncava (ou seja, mais elevada ao meio do que nas extremidades).
                                                                                                   
     
 

Figura: estrutura do CG. Feito por: Laudicéia dos Santos Souza
 
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
 
Membranas
As membranas apresentam espessura ecomposição variáveis. São representadas por fosfolipídios distribuídos por bicamadas, às reações bioquímicas ocorre em compartimentos específicos desta organela.
As proteínas das membranas constituem a maior parte das bicamadas lipídicas sendo representadas principalmente por enzimas, proteínas estruturais e proteínas que fazem parte da formação e direcionamentos de vesículas.
 Luz
É espaçointerno da membrana e nela encontram-se monossacarídeos ativados por nucleotídeos, polissacarídeos e proteínas de secreção.
 TRANSPORTE E SELEÇÃO DE SUBSTÂNCIAS SECRETADAS DA CÉLULA
 
A célula apresenta dois processos importantes para a sua sobrevivência, o processo de endocitose e exocitose. No processo endocitótico a membrana plasmática invagina fluídos, moléculas, partículas, para dentro da célula,já o processo de exocitose, que se encarrega de expelir para o ambiente extracelular o que não é importante para célula. Esse mecanismo envolve organelas como o Retículo Endoplasmático (RE) e o Complexo de Golgi (CG).
O RE transporta vesículas revestidas por COPII para a saída dos seus compartimentos e as envia ao CG, esse reveste suas vesículas com COPI. As vesículas transportam proteínas elipídeos produzidos no RE, percorrem os microtúbulos, sendo encaminhadas continuamente para a rede cis do Golgi, desse modo seguem por todas as suas cisternas até chegarem à rede trans do Golgi, onde será secretada para o meio extracelular por exocitose, essa rota é denominado transporte anterógrado e faz o processo inverso do transporte retrógrado, o qual se encarrega de transportar a proteínas...
tracking img