Processo de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO ARTICLE

113

PROCESSO DE TRABALHO NO SAMU E HUMANIZAÇÃO DO SUS DO PONTO DE VISTA DA ATIVIDADE HUMANA
THE SAMU WORK PROCESS AND THE HUMANIZATION DEVELOPED BY THE UNIQUE HEALTH SYSTEM FROM THE STANDPOINT OF HUMAN ACTIVITY

Ana Rita Castro Trajano1 Daisy Moreira da Cunha2

Resumo Procura-se analisar o trabalho dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e aPolítica Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (PNH/SUS) do ponto de vista da atividade humana. Pergunta-se sobre as possibilidades de ‘humanização do processo de trabalho’ no Samu e sobre o ‘agir competente’ da urgência móvel em saúde, a partir de referenciais ergológicos. Para construção do artigo partiu-se de discussões marxistas sobre o processo de trabalho como produção de valoresde uso; em seguida, abriu-se diálogo sobre processo de trabalho em saúde com base em autores do campo da saúde coletiva e da PNH. A perspectiva ergológica do trabalho é aprofundada no item seguinte, de modo a contribuir para uma análise da atividade dos trabalhadores do Samu/Belo Horizonte durante o atendimento a uma ocorrência de acidente. Palavras-chave ergologia; atividade humana; processo detrabalho; urgência móvel; humanização.

Abstract It is aimed to analyse the work of the professionals from Samu (Service of Mobile Emergency) and the Nacional Humanization Politics (PNH) developed by the Unique Health System (SUS) from the standpoint of human activity. Wondering about the possibilities of ‘humanizing the Samu work process’ and about the ‘act in competence’ in the mobile healthemergency since the ergologic regardings. The article has as primary basis marxist references on debating about the work process as production of values of use; forththwith, a dialogue about the work process regarding health care since the authors of Public Heath and PNH field. The ergologic perspective about labor is further discussed on the next item, in such a way that contributes to theanalisis of Samu/Belo Horizonte workers activities, during the attendance for an accident occurrence. Keywords ergology; human activity; work process; mobile health urgency; humanization.

Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 113-136, 2011

114

Ana Rita Castro Trajano e Daisy Moreira da Cunha

O artigo discute o trabalho no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) doSistema Único de Saúde (SUS), problematizando questões levantadas pela pesquisa de doutorado em andamento, intitulada “O trabalho dos profissionais do Samu e a Política Nacional de Humanização do ponto de vista da atividade: saberes, valores e competências”,3 que é parte integrante da linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UniversidadeFederal de Minas Gerais (UFMG). Num primeiro momento, retomam-se referenciais marxistas na discussão sobre o processo de trabalho como produção de valores de uso. Em seguida, abre-se diálogo sobre processo de trabalho em saúde com base em autores do campo da saúde coletiva e da Política Nacional de Humanização (PNH) do SUS. A perspectiva da abordagem ergológica do trabalho aparece entre tais autores,sendo aprofundada no item seguinte, de modo a contribuir para uma análise da atividade dos trabalhadores do Samu de Belo Horizonte (BH) durante o atendimento a uma ocorrência de acidente. Ao buscar desvelar o ponto de vista da atividade numa perspectiva ergológica, esperamos contribuir para as discussões sobre processo de trabalho em saúde e para a humanização do SUS.

O processo de trabalho comoprodução de valores de uso

Ao abordar o trabalho como “um processo de que participam o homem e a natureza”, Marx ressalta o movimento de todo o corpo na relação do homem com a natureza, ou em suas palavras: “[O trabalho] Põe em movimento as forças naturais de seu corpo, braços e pernas, cabeça e mãos, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza, imprimindo-lhes forma útil à vida humana”...
tracking img