Processos de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

1. Aborde os pontos de convergência e de diferenciação dos autores estudados na disciplina em relação à apropriação da categoria “trabalho” e “processo de trabalho” para pensar o Serviço Social.
Para Sérgio Lessa, a produção somente ocorre através do trabalho, que para ele, consiste na transformação da natureza pelo homem. Além disso, o autor afirma, assim como Marx, que otrabalho também transforma o homem, pois a partir do ato de transformar a natureza, ele também se transforma, pois adquire habilidades antes desconhecidas que podem, por consequência, dar início a novas necessidades. E essa transformação da natureza configura o processo de trabalho, pois ele somente ocorre se houver tal transformação.
Com a criação de novas necessidades e habilidades, o homempercebeu que poderia produzir além do que necessitava para sobreviver, isso se configura no sistema metabólico de 2ª ordem, que ao invés de satisfazer as necessidades somente, satisfaz as vontades de uma classe que se mantém como dominante a partir do momento que detém os meios e os instrumentos de trabalho. Mas como convencer uma classe subalterna de que ela precisa produzir para outra classe? Com areprodução social, que nada mais é do que a junção de complexos sociais que, ideologicamente, impõe sobre a classe abastada a vontade hegemônica da classe dominante, como exemplos desses complexos temos a educação, o Direito e o Estado. E para o autor, esses complexos sociais não se configuram como trabalho, mas sim como reprodução social que não terminam por transformar a natureza e por produzir umproduto material, mas sim em realizar serviços. Esses complexos tem uma função social e para Lessa, o Serviço Social está dentro desse âmbito, pelo controle social que exerce e pela não produção de mercadorias, característica única, para ele, do trabalho.


“Estas sociedades, para se reproduzirem, exigem a presença de inúmeros complexos sociais, como o Estado, o Direito, a polícia, oexército, a burocracia etc., que tem por função social impor aos trabalhadores o domínio da classe dominante.” (LESSA, p. 32).




Sara Granemann reconhece que o trabalho é o fator diferenciador do homem com a natureza e que o seu ato produz de antemão valores de uso e que com o processo capitalista de produção, ele passa a conter também valor de troca. Além disso reconhece que o processo detrabalho tem 3 elementos indispensáveis, que são: força de trabalho; matéria ou objeto a ser trabalho e instrumentos para a realização do mesmo. Esses elementos são indispensáveis para o ato de trabalhar em si.
A autora se utiliza de uma posição de Marx em O capital, que se refere aos termos de produção e reprodução como concomitantes se analisado o processo de produção capitalista. Saraanalisa melhor essa dinâmica entre esses dois conceitos explicando que na sociedade capitalista a produção de bens não pode ser analisada sem a reprodução, pois esta, além de repor a força de trabalho é o molde para a continuidade do modo de vida desta força de trabalho, modo de vida este que é interessante ao capital.
Ao pensar no trabalhador coletivo na sociedade capitalista, segundo Sara, todossão parte da elaboração da extração da mais-valia, independente de o trabalhador ser um operário ou alguém que contribua de uma forma para a produção de mercadorias, esta a única capaz de conter a mais-valia que será extraída pelo capitalista. Neste contexto, todos as ações direcionadas para a valorização do capital são consideradas trabalho pelo fator comum existente entre elas, que é o dispêndiode força humana e tempo.
Assim como Marx, Sara Granerman concorda que o trabalho pode ser executado de várias formas, mas continua sendo o mesmo, como o exemplo da cantora, que para o autor de O Capital o ato de cantar só por cantas não significa que o ato seja produtivo, mas se a cantora trabalhar para algum empresário este ato tornar-se-á produtivo. Neste sentido, Sara analisa os...
tracking img