Processo de recrutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoal da Caixa Econômica Federal


INTRODUÇÃO

O trabalho foi realizado na empresa CEF (Caixa Econômica Federal), situada no município de Uberlândia. O tema escolhido faz parte da área de conhecimento Recursos Humanos, onde o Objetivo geral é avaliar as principais fontes e meios de recrutamento interno e externo aplicados pela empresa. Os objetivosespecíficos propostos são descrever os processos e as políticas de Recrutamento, analisar as fontes utilizadas para recrutar funcionários e avaliar fonte e o perfil dos funcionários da CEF.

Quando observa-se um alto faturamento de uma empresa no ambiente empresarial, é sinal de que o processo produtivo foi concluído com sucesso. Já no âmbito de qualificação de mão de obra, financeiro econtábil, o faturamento se configura como o resultado na cadeia de transformação entre todos os subsistemas: vendas, treinamento, plano de cargos e salários, avaliação de desempenho, segurança, higiene e Medicina do Trabalho, motivação, comprometimento, qualidade de vida, flexibilização de novas tecnologias, onde a recompensa se materializa em lucro.

O processo de recrutamento interno e externo deseus funcionários é de grande importância para todos os interessados na área de Recursos Humanos, pois este projeto irá proporcionar maior experiência, conhecimento e participação de todo o processo de recrutamento interno e externo utilizado pela CEF.

No primeiro capítulo deste relatório será abordado o histórico da empresa, suas características, e suas respectivas áreas dentro do ambienteinterno e externo.

No segundo capítulo do relatório será relatado a metodologia usada na pesquisa através de levantamento de dados bibliográficos que proporcionou uma melhor compreensão do tema proposto neste relatório. No capitulo três versa sobre os principais conceitos e idéias sobre o tema, de autores como: STONER (1985), CHIAVENATO (1999), BOUDREAU (2000), DRUCKER (1975), MAXIMIANO (1990) ETOLEDO (1981).

No quarto capitulo será relatado os resultados da pesquisa, que servirão para a conclusão do trabalho, finalizando com recomendações às empresas e sugestões de futuras pesquisas para a área.




1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

O referido trabalho relata como funciona o processo de recrutamento e seleção de pessoal na estrutura organizacional da empresa Caixa EconômicaFederal. Neste capítulo, serão apresentados dados sobre a empresa, para servir de embasamento ao leitor sobre as principais características da mesma, permitindo facilitar a análise e compreensão do trabalho.

1.1- Caracterização da Organização

1.1.1- Histórico

A Caixa Econômica Federal – CEF é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública e direito privado, criada por DecretoImperial por Dom Pedro II, em agosto de 1861 e regulamentada nos termos do Decreto-Lei n.º 759, de 12 de agosto de 1969, vinculada ao Ministério da Fazenda com CNPJ 00360305/0001-04. A CEF tem sede e foro na capital da República, prazo de duração indeterminado e atuação em todo o território nacional, podendo criar e suprimir sucursais, filiais ou agências, escritórios, dependências e outros pontos deatendimento nas demais praças do País e no exterior.

A CEF é uma instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional e auxiliar da execução da política de crédito do Governo Federal e sujeita-se às decisões e à disciplina normativa do órgão competente e à fiscalização do Banco Central do Brasil.

A administração da CEF respeitará os princípios constitucionais da legalidade,impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, bem como os seguintes preceitos:
• Racionalização dos gastos administrativos;
• Simplificação de sua estrutura, evitando o excesso de níveis hierárquicos;
• Incentivo ao aumento de produtividade, da qualidade e da eficiência dos serviços;
• Aplicação de regras de governança corporativa;
• Gestão de negócios direcionada pelo controle de risco;...
tracking img