Processo de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A idéia de troca surgiu quando o homem começou a produzir o excedente. Plantava e colhia uma quantidade acima do que precisava para manter o bem estar da família. O que sobrava ele passou a trocarpor objetos não existentes na comunidade, como sal, conchas, pedras etc. A moeda conhecida hoje, surgiu muito tempo depois.
A troca é o ato de obter um produto, oferecendo algo em contra partida, temcomo característica a oferta de um produto, com o recebimento de outro benefício sendo, portanto, a base para a comercialização. Ela determina para o cliente, benefícios que podem ser funcionais,emocionais e simbólicos, assim como, custos que serão monetários ou não e acarretarão, esforço, tempo, risco e oportunidades.
Participam da troca, vendedores e compradores. Trocamos porquenecessitamos ou desejamos algo, podendo assim, trocar bens de consumo, serviços ou idéias, dependendo do valor percebido. Essa necessidade humana é um estado de privação de uma satisfação básica. Ela não écriada pela sociedade, é sim inerente ao indivíduo, já o desejo é uma carência específica. Às necessidades humanas são poucas, em relação aos seus desejos, que são muitos e são moldados continuamente pelasinstituições sociais, incluindo, família, Igreja, escola e empresas. Em quanto às necessidades fazem parte da natureza humana, os desejos são descobertos pelo homem.
Entre os que participam dastrocas, existem os vínculos, que podem ser em curto prazo – a transação e em longo prazo – o relacionamento.
Sabe-se que o processo de comercialização apresenta variáveis:
controláveis
*Produto;
* Preço;
* Ponto de venda;
* Promoção.

Incontroláveis
* Tecnologia;
* Ambiente social/cultural/demográfico;
* Concorrências;
* Outros.
A atividade de marketingestá se desenvolvendo rapidamente nas últimas décadas, se solidificando como área do conhecimento. Observa-se a existência de inúmeros trabalhos científicos ou não, publicados nessa área, como também,...
tracking img