Adolescencia e delinquencia na sociedade de consumo: factos e implicações no processo de ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTERIO DO ENSINO SUPERIOR
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ISCED-UÍGE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO

REPARTIÇÃO DE PSICOLOGIA
ANTE-PROJECTO DE MONOGRAFIA

TEMA: A adolescência e delinquência na sociedade de consumo: factos e consequências no processo de ensino e aprendizagem (caso particular na escola do 1º Cíclo 11 de Novembro) município doUíge.

OPÇÃO: Psicologia
POR:
ABDUL PEDRO MANUEL MUCHINGECA

ORIENTADOR: Prof. Msc. Mateus Bengui
CO-ORIENTADOR:

Uíge, aos 09 de janeiro de 2012
CAPITULO I- GENERALIDADES
1.1- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Hoje, um pouco por todo mundo vive-se a chamada era da informação e consumo, ou seja, somos a todo instante bombardeados por uma avalanche de informações e apelos consumistas,inspirados no American way of life (estilo de vida americano). Cultura essa que faz uma autentica apologia ao consumo exagerado de bens e serviços, servindo-se, claro, dos mass mídia para fazer chegar informação ate o mais recôndito canto do mundo.
E como podemos imaginar nunca o nível de oferta de bens e serviços ultrapassou sobre maneira a procura como se vê actualmente. Estamos a falar da sociedadede consumo que hoje, nos vemos mergulhados directa ou indirectamente. Uma era de desenvolvimento muito avançada dominada pelo surgimento da internet e de novas tecnologias, onde tudo cresce inclusive a delinquência ainda na adolescência.
Após décadas de conflito armado, Angola é um país que nos últimos anos vem registrando um desenvolvimento considerável com maior incidência nos sectoreseconômico e social, sejam na educação, saúde, estradas, comercio, banca, etc.
Como aludimos acima, uma oferta que supera a procura, muito bem apoiada pela mídia, tem suscitado grandes estudos e analises por parte de especialistas que lidam com o comportamento humano face a essa nova realidade. Falar-se de delinquência, em qualquer parte do mundo, sempre foi um tema comum. Torna-se muito pertinentequando seus autores são pessoas que do ponto de vista psicológico, necessitam de um acompanhamento rigoroso por parte dos adultos, por estarem numa fase bastante complexa do desenvolvimento psíquico-cognitivo_ a adolescência. De acordo com a teoria psicossocial de Erikson, a tarefa mais importante da adolescência é a construção da identidade.

A formação da identidade recebe a influência de fatoresintrapessoais (as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade), de fatores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de fatores culturais (valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais quanto comunitários). Neste trabalho centraremo-nos principalmente neste ultimo factor que se refere aos valores sociais a que a pessoa está exposta semdeixar de parte os demais, porque todos formam um sitema na produção do fenómeno.

Segundo Charles Melman, ( ex-diretor da école freudienne de París e fundador em 1981, da Association Freudienne Internationale), “o adolescente é um individuo que atingiu a maturidade e em quem esta maturidade não é reconhecida simbolicamente como tal. A família e meio social a recusam”.
Consideram-se as váriasdimensões do problema, contemplando as relações normativas entre a adolescência e os comportamentos de transgressão enquanto estratégias de resolução de conflitos no sentido da adaptação. Discriminamos os comportamentos delinquentes normativos dos patológicos, analisando-os segundo os modelos de controlo social, da identidade/subcultura e da teoria psicanalítica. Reforça-se a necessidade deintervenção preventiva primária, partindo da identificação de factores de risco que tornam determinados grupos vulneráveis. Expõem-se algumas das principais estratégias de tratamento: institucional (ligado ao sistema de justiça) e não institucional (ligado aos serviços de saúde)
Em todas as sociedades sempre existiram adolescentes em situação delituosa. O que nos preocupa são os índices, os...
tracking img