Processo de aprendizagem de um rato de laboratório através do método de ensaio e erro.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de pesquisa



Título: Processo de aprendizagem de um rato de laboratório através do método de ensaio e erro.

Tema: Aprendizagem por ensaio e erro.

Área: Pesquisas de Psicologia.Subárea: Projeto para experimento de Psicologia.

Órgão de execução: Departamento de Psicologia.

Duração da pesquisa: Abril/2010 à Junho de 2010.

Custo do projeto?


JUSTIFICATIVA

Nossadupla buscou observar o ensaio e erro por ser um método para obtenção de conhecimento para a aprendizagem de como decifrar um caminho para atingir um objetivo. No ensaio e erro, prova-se uma opção eobserva-se se funciona. Funciona-se, então se tem uma solução. Se não, isto é um erro, buscando-se tentar outra opção.

A aprendizagem por ensaio-e-erro, como aquela que almeja a eliminação gradualdos ensaios ou tentativas que levam ao erro, e à manutenção daqueles comportamentos que conquistaram o efeito desejado nos mostra a capacidade eminente do aprendizado, no caso de não haver variações,as hipóteses são muitas até que se alcance o objetivo da pesquisa.

As possibilidades de experimentação por este tipo de pesquisa nos levaram a um amplo leque de observação, onde dentre estes,escolhemos o animal “Camundongo” como peça para observação de comportamento, e um labirinto como ferramenta para esta observação funcional, e neste primeiro momento, usaremos este experimento paraatingirmos um conceito sobre a capacidade de concentração, aprendizagem, conhecimento e desenvolvimento do animal para o fim a que buscamos, ou seja, a perspectiva de busca para o único caminho para sair dolabirinto.





REVISÃO BIBLIOGRÁFICA



Esse tipo de aprendizagem foi primeiramente estudado por Edward Lee Thorndike (1874-1949), psicólogo norte-americano. Foi Thorndike que estudou essetipo de aprendiz.

Ex: gato faminto colocado numa gaiola. Fora da gaiola, à vista do gato, ficava o alimento. O gato procurava sair da gaiola para obter o alimento, através de várias tentativas ou...
tracking img