Relatorio final experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A natureza da aprendizagem humana complexa é esclarecida por análises com base nos processos mais elementares; e, talvez o mais importante, o comportamento humano é caracterizado, principalmente, pelo intercambio entre as respostas verbais e não-verbais, cujas origens ainda estamos por entender .Sabe-se que ao longo da história da humanidade o homem tem observado e tem optado, tem tomado decisõesque os levam a outro patamar em sua história. Essa observação e tomada de decisão se deve à aprendizagem que ocorre sobre o determinado. Tal aprendizagem ocorre todos os dias em todos os momentos da vida do ser humano. Estudos revelam que há várias formas de aprendizagem, produtos da aprendizagem, dentre outros aspectos que analisados separadamente nos proporciona entender determinadas ações ereações das pessoas diante de conteúdos que consideram interessantes. Para tanto, esse trabalho se propõe a apresentar de forma sucinta o histórico da aprendizagem, bem como defini-la de forma breve para posteriormente apresentar os produtos da aprendizagem.
A aprendizagem é fundamental na vida do ser humano, visto que é através dela que o mesmo passa a compreender e a ter domínio sobre suasdecisões, comportamentos, percebe suas afinidades bem como suas dificuldades ou limitações. A aprendizagem se dá a partir de treino, experiência e observações, onde ao decidir-se por alguma mudança e praticá-la por um tempo razoável essa aprendizagem se consolida. É através da aprendizagem e da compreensão da mesma que se pode ter noção das facilidades, dificuldades ou limitações que porventura osujeito ou seja o ser humano possa ter. A aprendizagem pode ser definida como aquisição de novos conhecimentos do meio, cujo resultado é a modificação do comportamento .  Ela é abordada sob várias perspectivas. Dentre as principais, encontram-­se as abordagens cognitivista, biológica e comportamental.  A  perspectiva cognitivista destaca a importância dos processos mentais na compreensão docomportamento. Assim, ela defende que a aprendizagem se dá por ensaios de tentativas e erros, não por fatores ambientais. A corrente biológica ressalta a atividade neurofisiológica (p.ex.,vias e estruturas neurais relacionadas à aprendizagem)  subjacente aos eventos psicológicos.  Por  outro lado,  a abordagem comportamental ou behaviorista se detém em estudar as atividades de um organismo que podem serclaramente observadas e descritas,  enfatizando a influência de variáveis ambientais na aprendizagem.
São três os tipos de aprendizagem: a cognitiva, a afetiva e a motora. A aprendizagem cognitiva é resultante do armazenamento organizado das informações na mente do ser humano e é conhecido como estrutura cognitiva. A afetiva resulta de sinais internos ao sujeito e pode ser identificada comexperiências tais como prazer e dor, satisfação e descontentamento, alegria ou ansiedade. Algumas experiências afetivas sempre acompanham as experiências cognitivas. Percebe-se assim que a aprendizagem afetiva ocorre simultaneamente com a cognitiva. A psicomotora envolve respostas musculares adquiridas através de treino e prática, mas alguma aprendizagem cognitiva é geralmente importante na aquisição dehabilidades psicomotoras. Portanto, produtos cognitivos; formação de conceitos e princípios. Produtos afetivos; a formação de atitudes e valores. Produtos motores; a aquisição de hábitos e habilidades.
A Análise do Comportamento, assim como o Behaviorismo Radical, foi criada por Burrhus Frederic Skinner. Pode ser entendida como a explicação de um evento comportamental dada pela descrição dasrelações que este evento sustenta com outro eventos. Busca investigar eventos cumulativos de contingências ou interações sobre o desempenho atual do organismo, através de um recurso metodológico. Existe, porém, uma diferença entre a Análise do Comportamento e o Behaviorismo Radical. O primeiro é considerado uma abordagem psicológica, onde o objeto de estudo é o homem e suas relações de interação...
tracking img