Relatorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|
 Como elaborar um Relatório Científico  Por: António José M. A. Ferreira  |

     Um relatório científico serve para comunicar os resultados finais e de um trabalho laboratorial de investigação, de estudo, de pesquisa, etc.      Deverá ser um relato completo que possa permitir a qualquer pessoa que o leia adquirir uma visão global do estudo efectuado, proporcionando uma consulta fácil efornecendo de modo objectivo a informação mais relevante.     Seguidamente traçam-se as linhas gerais às quais deverá obedecer um relatório científico. |

| 1. A Apresentação2. A Estrutura3. O Resumo | 4. A Introdução 5. O Procedimento6. Os Resultados7. As Conclusões | |

 Seguinte > Bibliografia[1] FRADE,J.J.C. (1995) Guia prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos,Lisboa, Edições Cosmos.[2] LEITE,A.I.S., Et al. (1996) Do Microscópio à Célula - Bloco I, Porto, Areal Editores.[3] SILVA,R.R., BOCCHI,N.,FILHO, R.C.R. (1990) Introdução à Química Experimental, São Paulo, McGraw-Hill.[4] SUSSAMS, J.E. (1987) Como Fazer um Relatório, Lisboa, Editorial Presença[5] http://www.uic.edu/~magyar/Lab_Help/Reports.html   1. A Apresentação     A elaboração do relatório devepassar por um esboço (planeamento da informação) e, quase sempre, por alguns rascunhos.      O aspecto geral e qualidade gráfica do relatório têm uma importância primordial. Por isso deve evitar-se rasurar, riscar ou utilizar corrector.      Apertar a letra, diminuir o espaço entre linhas, ocupar as margens tornará a leitura difícil e a apresentação pouco atraente.     O relatório deve ter umacapa. No entanto, sobretudo se for pequeno, pode dispensar uma encadernação.     O título deve dar uma indicação clara do assunto tratado explicitando o problema resolvido.     A linguagem deve ser cuidada e cientificamente correcta. Ver Exemplos.     No discurso utilizado pode optar-se por um estilo impessoal (fez-se, concluiu-se, mediu-se), plural (fizemos, concluímos, medimos) ou narrativo ( oautor fez o, o autor concluiu, mediu). A utilização do tempo verbal passado justifica-se por se estar a relatar acontecimentos já ocorridos.   A Estrutura do RelatórioPode optar-se por uma estrutura que inclua uma Introdução, Procedimento, Resultados e Conclusões. Estas diferentes partes do relatório são identificadas com subtítulos que devem ser destacados de algum modo (letras maiúscula,sublinhado, tamanho superior, etc.) O Relatório de trabalho científico deverá ainda obrigatoriamente incluir um Resumo e indicar a bibliografia que foi utilizada. Poderá ainda ter anexos e/ou apêndices.  |
O Resumo
     Também se pode chamar Sumário ou Síntese.
     Deverá conter de forma sucinta as questões ou informações mais importantes referidas no relatório, ou seja, explicará a finalidade dotrabalho, descreverá o método utilizado apresentará os principais resultados, conclusões. Ver exemplo.
     Esta parte do relatório só deve ser feita no final. Só nessa altura é possível ter a visão global de todo o relatório necessária à elaboração de uma síntese.
     Costuma estar localizado logo no início do relatório mas também poderá aparecer no fim.

A Introdução
     A introdução deveapresentar o tema geral do trabalho experimental.
      Pode indicar alguma informação acerca do tema em estudo, nomeadamente, parâmetros com as quais se pretende comparar os resultados obtidos e as previsões, ou seja, os resultados que se esperam obter.
      Deverá ainda indicar de modo claro e breve quais são os objectivos do trabalho (o propósito), ou seja, qual é o problema a ser resolvido.Evidentemente, é quem orienta a investigação/pesquisa/estudo que deve definir, claramente, quais são os objectivos do trabalho.
     A maior parte das vezes 3 ou 4 parágrafos, bem escritos e fundamentados em bibliografia adequada, são suficientes para introduzir o assunto a tratar.
De pouco vale copiar de livros e enciclopédias longos textos que não se percebem, abordando aspectos irrelevantes e...
tracking img