Processo civil ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo Civil II
Sem 09 Questão
Foi proposta ação de conhecimento, pelo procedimento ordinário, por Marcelo em face de Renato, onde postula, na inicial, a desconstituição do negócio jurídicocelebrado pelas partes por vício na manifestação de vontade, ou seja, coação moral. O réu citado ofereceu contestação, alegando que autor não tem razão em sua postulação, em consideração que o ato foipresenciado por duas testemunhas que poderão atestar que a vontade foi livremente manifestada pelo autor da ação. O feito correu regularmente e realizada a audiência preliminar onde não foi possível aconciliação. Foi designada audiência de instrução com deferimento de provas orais indicadas pelas partes na fase postulatória. Colhida prova oral em audiência e realizado os debates orais foi encerradaa fase instrutória. A seguir, o Juiz designa data de leitura da sentença.
a) Quais são as etapas do itinerário processual da audiência, em relação à colheita das provas? Fundamente. R: Asetapas se seguem nos termos do art. 452, CPC.
b) Pode o juiz adiar a audiência e designar outra data e hora para a sua finalização? Qual o significada da audiência ser uma e indivisível? Justifique-a.R: Sim. Nos termos do art. 455, CPC. O significado traduz a impossibilidade de ser modificado o rol de testemunhas, pelas partes presentes, na audiência.
C) A sentença a ser proferida é terminativa oudefinitiva?
R: A sentença será definitiva, com resolução de mérito, art. 269, I CPC, eis que de acordo com o itinerário processual, as eventuais irregularidades foram sanáveis, em fase anterior:art. 327 e 331, § 2º, CPC.
d) Se o pedido fosse julgado improcedente a sentença teria que natureza jurídica? Justifique.
R: A sentença seria meramente declaratória de que o autor não tem o direitoque postulou, pondo-se fim a dúvida ou incerteza da existência da relação jurídica entre as partes.
QUESTÃO OBJETIVA
Sobre audiência de instrução e julgamento é incorreto afirmar:
R: a) ela é...
tracking img