Processamento de imagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCLUSÃO

Neste trabalho abordamos alguns conceitos, técnicas e aplicações básicas da área de processamento de imagens, apresentando também exemplos resultantes das aplicações dos algoritmosreferentes a operações aritméticas e lógicas entre imagens digitais, no qual, cada algoritmo a ser aplicado depende do problema que se quer resolver nas imagens.
As operações aritméticasestudadas neste trabalho foram adição, subtração, multiplicação e divisão, no qual são executadas pixel a pixel, sendo que cada imagem é considerada como uma matriz de números reais. Como vimos noresultado deste trabalho, a adição foi responsável por realizar uma combinação de duas dadas imagens, mas seu principal uso ocorre ao se fazer à média para redução de ruído, a multiplicação foi responsávelpor realçar similaridades e efetuar a calibração de brilho entre uma imagem e quando o algoritmo de multiplicação é aplicado entre duas imagens, ele é responsável por sobrepor uma imagem em outra, já asubtração foi responsável por fazer a diferença de duas imagens, ou seja, encontrou diferenças entre ambas, resultando em uma nova imagem tratada. Não foi possível aplicar a operação de divisão nopresente trabalho, devido a dificuldades encontradas na execução do algoritmo para divisão entre as imagens, mas esta operação é útil para a normalização de brilho de imagens.
As operações lógicassó podem ser aplicadas em imagens binárias, enquanto as operações aritméticas podem ser aplicadas em pixels com uma variação maior de valores de cinza. O principal objetivo desta técnica, que foidetectado nos estudos e na comprovação com as aplicações em imagens escolhidas por nós, está relacionado à detecção de características e análise de forma das imagens em estudo. As três operações lógicasestudadas e aplicadas neste trabalho é a negação (NOT), a interseção (AND) e a união (OR). A operação (NOT) também chamada de “NÃO”, inverte todos os pixels da imagem de entrada, resultando em uma...
tracking img