Microeconomia - elasticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROECONOMIA

1. Elasticidade
- Conceitue elasticidade preço da demanda e elasticidade renda da demanda e classifique os bens segundo as mesmas.
ELASTICIADADE PREÇO DA DEMANDA
È a variaçãopercentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual no preço do bem, coeteris paribus. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores, quando ocorre uma variação no preço de um bem ouserviço. A fórmula da elasticidade preço da demanda está logo abaixo.
Epp = p/q. ∆q/∆p
Como ∆q/∆p é negativa, pela lei geral da demanda, e p e q são valores positivos, segue que a elasticidade preço dademanda é sempre negativa. Por essa razão, seu valor é usualmente expresso em módulo.
Os bens dessa elasticidade podem ser classificados em elástica, inelástica ou de elasticidade preço unitária.
a)Demanda elástica: │x│> 1
Um produto com demanda elástica significa que uma pequena variação no preço resulta em uma variação percentual maior do que aquela registrada no preço, coeteris paribus.Isso revela que a quantidade é bastante sensível à variação de preço.
b) Demanda inelástica: │x│< 1
A demanda inelástica nos mostra que uma pequena ou grande variação no preço não resultará emvariações significativas na quantidade tanto pra mais quanto para menos. Nesse caso, os consumidores são pouco sensíveis a variações de preços.
c) Demanda de elasticidade unitária: │x│= 1
Essa demandaunitária nos mostra que com o aumento do preço de um produto resulta na queda da quantidade na mesma proporção, coeteris paribus. Revelando que os consumidores são relativamente mais sensíveis, reagem mais asvariações de preço.

ELASTICIDADE RENDA DA DEMANDA
È a variação percentual da quantidade demandada, dada uma variação percentual da renda do consumidor, coeteris paribus. Renda e quantidadedemandada variam de forma diretamente proporcional, na mesma direção. Se a renda aumentar a quantidade demandada aumenta e vice-versa.
Ao lado da elasticidade preço da demanda, a elasticidade renda...
tracking img