Microeconomia elasticidade da demanda e oferta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Microeconomia

Elasticidade da Demanda e Oferta
Prof. George Stetinio de Oliveira




Guarulhos
2008


CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MICROECONOMIA

ELASTICIDADES

Economicamente falando, a elasticidade mostra a relação entre duas variáveis que se encontram inter-relacionadas funcionalmente, ou seja, a relação entre preço e quantidade demandada ou ofertada de umbem.



ELASTICIDADE – PREÇO DA DEMANDA

A Lei da Demanda, que encontra-se expressa no declive da curva de demanda, é muito importante para que tenhamos o perfeito conhecimento da economia, na medida que reflete o comportamento do consumidor no mercado. Esta lei não teria nenhuma utilidade se não pudesse ser operacionalizada ou ter uma utilidade prática.

Sabe-se que dado um bem, qualquerque seja a variação do preço de .deste bem, ceteris paribus, a procura (demanda) por este bem varia. Entretanto, o que se deve comentar é o quão sensível é esta demanda em relação a uma alteração nos níveis de preços.

Definição: Elasticidade-Preço de Demanda de um bem é a razão entre a variação percentual verificada na quantidade demandada de um bem pela variação percentual no preço desse bem.Algebricamente falando, temos:

[pic]
Para que o conceito de elasticidade-preço da demanda fique mais claro considere a curva de demanda a seguir onde apresentamos uma curva de demanda por carne.

[pic]
[pic]


[pic]


[pic]
Realizando uma interpretação melhor do conceito de elasticidade – preço da demanda, com base no exemplo dado, temos:

✓ Elasticidade-Preço da Demanda mede areação do consumidor às variações de preços em termos percentuais;
✓ Preço da carne aumentou 80%, saindo de R$ 5,00 para R$ 9,00/Kg;
✓ Reação do consumidor diminuindo o consumo de carne em 40%, de 5Kg, para 3Kg;
✓ Elasticidade-Preço da Demanda é de = -0,5, que é a divisão de -0,4 / 0,8.
✓ Sinal negativo da Elasticidade-Preço de Demanda (-0,5) esta relacionado com a lei dademanda, onde, mostra a relação inversa entre as variações de preços e as variações das quantidades demandadas, onde para uma variação no preço para maior, no valor de 80% causa uma redução de 40% na quantidade demandada de carne;
✓ Fica claro que o Valor da Elasticidade-Preço de Demanda (-0,5) onde, desconsiderando-se o sinal (-) temos 0,5 que é menor que 1 (0,5 > 1);

Considerações:

Existemoutros bens cuja variação percentual na quantidade demandada é maior do que a variação dos preços, neste caso, a elasticidade é maior que 1 ( > 1) ;

Outros bens cuja variação percentual na quantidade demandada é igual à variação dos preços, neste caso, a elasticidade é igual a 1
( = 1) ;























- Bens com elasticidade unitária, são aquelesque qualquer variação nos preços dos bens a demanda sofrerá uma variação inversamente proporcional;

- Bens de demanda inelástica são aquelas com baixa sensibilidade às variações de preços;

- Bens de demanda elástica são aqueles com grande sensibilidade às variações de preços.

É o caso, por exemplo, do sal. Por outro lado, um bem cuja demanda seja elástica significa que as pessoas estãoreduzindo seu consumo numa proporção maio do que o aumento dos preços, podendo-se considerar que esse bem seja supérfluo, ou, então, que haja substitutos próximos no mercado.

É interessante observar também que se os gastos feitos com um bem representam pouco no orçamento dos consumidores, esse bem tem um demanda inelástica. O melhor exemplo disso ainda é o sal, que custa tão pouco que as pessoasnão alterarão o consumo desse bem mesmo que seu preço aumente consideravelmente.

Finalmente, observamos que o conhecimento da elasticidade-preço da demanda de um bem é fundamental para o empresário que o produz, pois tal conhecimento lhe dará os reflexos das variações de preço sobre a demanda pelo produto.


- 0 – O – 0 -


ELASTICIDADE DA OFERTA


O conceito de elasticidade também...
tracking img