Processamento de imagens medicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





Curso de Engenharia Biomédica

Disciplina de Processamento de Imagens Médicas

Ano Lectivo de 2011/2012







Trabalho prático nº1









Executado por
Nº23394 Ana Paula Santiago
Nº23404 Cátia Cardoso
Nº21454 Daniel Teixeira

Orientado por
Fernando Monteiro

Entregue em
25 de Abril de 2012

ResumoNa realização deste trabalho experimental vai ser testado o tratamento de algumas imagens com o intuito de melhorar a sua qualidade e quantidade de informação nelas existente. Inicialmente irá ser manipulada uma imagem, de forma a obter o espelho em relação ao eixo horizontal e vertical.
Seguidamente irão ser abordados conteúdos referentes a algoritmos, funções e filtros existentes emMatlab que possam facilitar o processamento de imagens de forma a obter uma imagem com o efeito desejável.
Posteriormente serão verificados os resultados e o procedimento efectuado para os alcançar. Serão explicados os filtros usados com diferentes mascaras e as suas funções, vantagens e desvantagens.
Por fim, discutem-se os resultados obtidos e apresenta-se uma breve conclusão onde sesalientam os conhecimentos apreendidos com a elaboração deste trabalho, fazendo uma análise global de todos os exercícios.




Palavras Chave: Tratamento de imagens, ruído, filtros, funções do matlab.

Índice


1. Resumo 1


2. Índice 2


3. Introdução 3


4. Princípios básicos 5

4.1. Manipulação da imagem 5
4.2 Melhoria da imagem 6
4.3 Operações aritméticas 7
4.4 Atenuaçãode Ruído 8

5. Resultados experimentais 11

5.1. Manipulação de Imagem 11
5.2. Melhoria da Imagem 12
6.3 Operações aritméticas 15
6.4 Atenuação do Ruído 17

6. Análise dos resultados 22


7. Conclusão 26


8. Referências bibliográficas 27


9. Anexos 28








Introdução

Foi-nos proposto pelo docente da unidade curricular de Processamento de Imagens Médicas otratamento de várias imagens de modo a proporcionar-nos uma melhor visualização destas.
A realização deste trabalho tem como principais objectivos:

1. Criar algoritmos que permitam manipular a imagem,


2. Aplicar algoritmos de processamento de imagem que permitam melhorar as imagens,


3. Desenvolver algoritmos de processamento de imagem que permitam atenuar oruído presente na imagem,


4. Familiarização com funções de processamento de imagem utilizando o Matlab.


O processamento de imagens médicas é uma área cada vez mais em desenvolvimento que permite o melhoramento de exames médicos e consequentemente um melhor diagnóstico de patologias por parte dos profissionais de saúde.
Na área da cardiologia, este processamento é utilizado,por exemplo, nos algoritmos de estimação do movimento tridimensional do miocárdio e na análise das medições das deformações usando exames de ressonância magnética cardíaca.[2]
As imagens médicas são frequentemente deterioradas pelo ruído, devido a várias fontes de interferência e outros fenómenos que afectam a visualização de imagens. A natureza do sistema fisiológico sob investigação e osprocedimentos utilizados no processamento de imagens também diminuem o contraste e a visibilidade dos detalhes.[2]
Sabe-se que o conceito de processamento de imagens define a aplicação de diferentes técnicas de forma a melhorar a qualidade da imagem para que possa ser julgada por um observador humano, o que é designado por “image enhancement”. Resumidamente, este conceito consiste na alteraçãodos níveis de cinzento da imagem por forma a aumentar o contraste ou salientar alguma parte da imagem em particular. São vários os exemplos deste tipo de técnica como por exemplo: a aplicação de filtros, a aplicação de operadores relacionais, o negativo da imagem, operações aritméticas, entre outros.[1]


Utilizam-se frequentemente operações de processamento de imagem como a extracção do...
tracking img