Estrutura organizacional de uma empresa e seus cargos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Este tema apresenta a estrutura organizacional de uma empresa, expondo as principais áreas que a compõem. Discutiremos as atividades relevantes de cada área e os perfis dos respectivos profissionais. Por fim, alguns comentários sobre a interface entre essas áreas.
Ao final deste estudo, você deverá ser capaz de: • Compreender uma estrutura organizacional.
• Identificar asprincipais áreas que formam a estrutura de uma empresa.
• Identificar as principais atividades de cada área.
• Identificar o perfil profissional dos colaboradores das áreas.
• Visualizar o relacionamento entre as áreas.
Inicialmente, é importante você entender que a estrutura de uma empresa é composta por diversas áreas, formando um conjunto estrutural denominado ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
Essasáreas deverão funcionar em harmonia, para que os objetivos da organização sejam alcançados. Embora cada área tenha atividades e tarefas específicas, a integração entre os departamentos organizacionais é vital.
Neste momento, é válido ressaltar a concepção de processo, pois todas as atividades de uma empresa devem transcorrer dentro dessa visão. Ou seja, existem as entradas dos recursos empresariais,que serão transformados por meio dos processos organizacionais (as atividades desenvolvidas), e as saídas, que são os resultados desses processos (produtos e serviços).
É fundamental compreender que, internamente, os processos se cruzam nas áreas e entre áreas. Portanto, as atividades são realizadas dentro das áreas e pelos profissionais que formam a estrutura organizacional.
A determinação donúmero e dos nomes dessas áreas poderá sofrer alguma variação de empresa para empresa, de acordo com os autores e, principalmente, de acordo com o porte ou a maturidade da organização.
Para Araújo (2004), existem seis grandes áreas, normalmente encontradas na organização. Ele as denomina de finanças, marketing, operações e logística, organização, gestão de pessoas e tecnologia.
Contudo, você nãopode esquecer que essa nomenclatura varia entre os autores. Por exemplo, “gestão de pessoas” é chamada também de “recursos humanos”. Em certos casos, a de “operações e logística” é conhecida por “produção” e, às vezes, é possível encontrar uma área específica de “logística”.
Uma situação semelhante poderá ocorrer em relação ao número de áreas.
Nesse caso, o porte da empresa é crucial, poisorganizações maiores e experientes podem apresentar mais áreas distintas. Entretanto, empresas mais jovens e menores, geralmente apresentam um número menor de áreas e as atividades são distribuídas e acumuladas por área.
Aqui vamos adotar uma nomenclatura bastante difundida nas organizações e um número de áreas correspondente às áreas consideradas vitais e mais importantes na estrutura organizacional.Desse modo, prosseguiremos a nossa discussão, apresentando a seguinte estrutura organizacional:

EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Para uma empresa poder ter uma boa estrutura organizacional tem de possuir uma perspectiva dinâmica da organização das actividades onde ter de ocorrer o ajustamento mas macroestruturas e dos microestruturas de acordo com os objectivos da empresa. [3]
A figuraseguinte mostra a importância do ciclo de vida da organização na estrutura organizacional e como podermos relacionar as estruturas já descritas.

Figura 3 – Estrutura Organizacional e o Ciclo de Vida da Indústria. [3]

Como podemos ver na fase de Introdução da empresa procuramos desenvolver produtos inovadores para satisfazer determinado mercado. Dada a incerteza de progresso futuro da empresapodemos aplicar a macroestrutura simples pois preserva a flexibilidade do negócio e minimiza custos a nível de burocracia. [3]
Quando a empresa entrar na fase de Crescimento a empresa pretende conquistar determinados mercado poderemos recorrer a macroestrutura funcional ou divisional porque através destas vai ocorrer uma maior especialização de tarefas. [3]
Já na fase de Maturidade da empresa...
tracking img