Livro a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I

Da Avaliação

Sun Tzu dizia que a guerra tem importancia fundamental para o Estado .É o reino da vida e da morte . As pessoas que não refletem seriamente sobre esse assunto evidencia uma indiferença condenável pela conservação ou pela perda do que mais preza . Isso não pode ocorrer entre nós .
O escrito de Sun Tzu implica cinco fatores principais . Se quisermos que a glória e osucesso acompanhem nossas armas , jamais devemos perder do pensamento os seguintes fatores : a doutrina , o tempo , o espaço , o comando e a disciplina .
A doutrina inspira-nos uma mesma maneira de viver e de morrer , tornando-nos intrépidos e inquebrantáveis diante dos infortúnios e da morte .
O tempo , se conhecermos bem não ignoraremos o dois princípios yin e yang , mediante os quais todos oselementos recebem seus mais diversos influxos .
O espaço como o tempo , não pode ser menos digno de atenção . Se estudarmos bem , teremos a noção do alto e do baixo , do longe e do perto , do largo e do estreito , do que permanece e do que não cessa de fluir e do forte e do franco .
O comando equidade , o amor pelos ubordinado e pela humanidade em geral , o conhecimento de todos os recursos , acoragem , a determinação e o rigor são as qualidades que devem caracterizar aquele que investre a dignidade de general .
A disciplina possue a arte de ordenar as tropas , não ignorar nenhuma das leis da hierarquia e fazer com que sejam cumpridas com rigor , estar ciente dos deveres particulares de cada subalterno , conhecer os diferentes caminhos que levam a um mesmo lugar e informar-se de cadaum deles em particular .
Com numerosos calculos , pode-se obter a vitória . E pouca chances de vencer aqule que nunca calcula .
Graças a esse metodo , Sun Tzu , avalia a situação e o desfecho se perfilará claramente .





Capítulo II

Do comando da guerra
Sun Tzu aconcelha que tem um exercito de cem mil homens , que ira precisar de dois mil carros , mil homens para marchar , e outrospara transportar suprimentos .
Sempre transportar com cuidado tudo que pode servir para o reparo de armas e carros .
Ele ainda diz que precisará de munições o suficiente para a guerra , que em todos os lados haja provisões para a manutenção do exercito .
Aconcelha tambem que os diferentes suprimentos , tanto para o uso bélico quanto pessoal , estejam permanentemente ao abrigo da intempérie e deacidentes imprevistos.
Dessa maneira ,poderá atacar e vencer o inimigo .
Ele ainda afirma que não poderas adiar o momento do combate , nem esperar que suas armas enferrujem e o fio de tuas espadas se embote . A vitória é o principal objetivo da guerra .
Se for tomar uma cidade , primeiro tera que sitiá-la , concentrando nisso todas as tuas forças . Se falhar , as suas tropas correm o risco deficar muito tempo em camapnha , o que será uma fonte de fuestos infortunios .
Os cofres do Rei que serves se esvaziarão , as armas não poderão mais servir , o
entusiasmo de teus soldados arrefecerá , sua coragem e força esmorecerão , e talvez até mesmo você podera se reduzir ao desespero .
Sabendo do estado dramático em que você estara , os inimigos emergirão lépidos
arremeterão contrati e te esmagarão.
Aqueles que dominam os verdadeiros princípios da arte militar não atacam duas vezes . Tudo termina já na primeira campanha , fazem com que suas tropas subsistam as expensas do inimigo e poupem ao Estado os imensos gastos em que este incorre quando tem que transportar provisões para lugares distantes .
Tais generais não ignoram que nada exaure mais um reino do que as despesasde guerra pois , quer o exercito esteja nas fronteiras , quer em paises longínquos , o povo sempre é penalizado . O custo da vida aumenta , as mercadorias escasseiam , e mesmo aqueles que , em tempos de paz , usufruem uma boa situação , em breve já não terão com o quê comprar .
A miséria vai se espraiando do seio das cidades até o campo. Das dez partes do necessário , tem-se que abrir mão de...
tracking img