Livro arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro – A Arte da Guerra
Editora: Jardim dos Livros Autor: Sun Tzu

Resenha


Sun Tzu, um filósofo que se tornou general,  mostra neste livro que dominar "A Arte daGuerra" é fundamental  para o Estado, conhece-la bem é questão de vida ou morte e que a diferença entre segurança  e ruína jamais deve ser ignorada.


O Estado não sobrevive sem ter comopedra angular "A Arte da Guerra" que em poucas palavras significa conhecer a si mesmo, conhecer o seu inimigo, ter os seus comandados sob disciplina total e saber todas as informações táticasnecessárias para vencer a batalha, e as peças importantes neste trâmite são os espiões, pois eles revelam as posições tanto dos inimigos quanto dos seus próprios comandados e se estão emposição de disciplina total.


O primeiro passo para que a guerra a ser enfrentar seja ganha, é fazer um estudo preliminar detalhado baseado nos cinco fatores fundamentais. Os cincofatores são: a influência moral (Tao – Caminho), o clima, o terreno (Terra), o comando (Líder) e a doutrina (Métodos). O domínio desses fatores levará o general à vitória e o desconhecimento delesà ruína.


Os elementos essenciais para se conseguir a vitória numa guerra são: Se o soberano tem o Tao (Caminho) obtendo subordinados bem preparados, um comandante competente ehabilidoso, vantagens do clima e da terra, disciplina do comandante e dos comandados, uso da concessão de prêmio e castigo de maneira correta, exército forte e exército com os oficiais e astropas mais bem treinadas.


O texto tem como objetivo a busca da vitória. A competição e o conflito geral, em todos os níveis fornecem argumentos para que a meta pela vitória sejaestrategicamente planejada. Por isso, o livro do guerreiro-filósofo chinês Sun Tzu é recomendável aos ocupantes de cargos de liderança, políticos e estudantes da arte ou ciência da estratégia.
tracking img