Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRFESSOR: hadriel


INTRODUÇÃO À RADIOLOGIA DIGITAL

Em 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Rõntgen descobriu os raios X, que revolucionaram o meio cientifico, e em especial a Medicina, de tal forma que por volta de 1900 a radiologia já existia como especialidade médica. Por volta de 1940 novas tecnologias como a televisão e intensificadores de imagens permitiram a realização defluoroscopias de ótima qualidade e em tempo real, as quais foram os únicos métodos existentes até a década de 70. O desejo de separar estruturas superpostas também levou ao desenvolvimento de uma variedade de técnicas tomográficas analógicas, especialmente a tomografia axial, mas que davam maus resultados. Os pesquisadores reconheceram, então, que um computador seria necessário para realizar a limpeza dosborrões, e métodos matemáticos para reconstrução de imagens foram desenvolvidos, principalmente por Cormack. Por volta de 1970, Hounsfield e sua equipe da EMI Corporation desenvolveu o primeiro tomógrafo computadorizado comercialmente viável, que permitiu pela primeira vez a visualização de estruturas internas do corpo através de seções transversais, trabalho pelo qual ambos pesquisadores receberemo prêmio Nobel de Medicina em 1979.
A utilização da radiação ionizante na área médica possibilitou um grande avanço na medicina com a visualização de estruturas internas sem a necessidade de um procedimento invasivo. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, chegamos à chamada radiologia convencional e, atualmente, passamos por uma era de transição à radiologia digital.
A radiologiaconvencional faz uso de um tubo de raios X (fonte de radiação) e um filme radiográfico (receptor de imagem) para realização de um exame radiográfico. A qualidade da imagem depende, então, de alguns fatores, tais como: a calibração do equipamento de raios X, do tipo e qualidade do filme radiográfico, da escolha de técnicas adequadas para realização do exame, das condições ambientais, da temperatura dosquímicos, das densidades dos químicos, entre outros.
Podemos facilmente perceber as inúmeras fontes de variação que influenciam a qualidade da imagem. Uma forma de diminuir essas variações seria eliminando algumas das etapas que possam influenciar na qualidade.
Em radiologia digital, um exame radiográfico é realizado utilizando um tubo de raios X (fonte de radiação igual à radiologiaconvencional) e um receptor de imagem (detector de radiação, seja direto ou indireto). Não são utilizados filmes radiográficos, então já eliminamos erros associados à qualidade do filme, e ao processo de revelação, já que essa etapa não existe em radiologia digital.
A imagem, diferentemente da radiologia convencional, é um arquivo eletrônico e pode ser visualizada no monitor. Os monitores para laudo deexames radiológicos são próprios e não são iguais aos de uso domésticos.
Por isso, após a manipulação da imagem para boa visualização de estruturas de interesse, deve-se imprimir a imagem em uma impressora a laser para filmes radiográficos.

PRFESSOR: Hadriel

A impressora de filmes deve ser devidamente calibrada para que a imagem que é visualizada no monitor seja correspondente à imagemimpressa, uma falha que existe em alguns serviços que possuem equipamentos de radiologia digital.



INFORMÁTICA APLICADA À SAÚDE

Com o advento da tecnologia e aplicações em variadas áreas, a informática aprimorou o sistema de saúde com o SIH (Sistema de Informação Hospitalar) que possibilita mais fácil comunicação e acesso nos Hospitais.
O SIH possui integrado os sistemas PEP (ProntuárioEletrônico do Paciente), a qual possibilita melhor acesso às informações relativas a esse paciente aos profissionais habilitados, e o sistema RIS (ou SIR – Sistema de Informação da Radiologia). Esse segundo sistema é responsável pela comunicação do setor de radiologia com o servidor de arquivos do Hospital, o qual pode armazenar as imagens radiográficas geradas pelos sistemas radiológicos digitais....
tracking img