Processamento da castanha de caju: uma revisão bibliografica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Ceará
Campus Avançado Vale do Jaguaribe
Maria Márcia Maia de Sousa

PROCESSAMENTO DA CASTANHA DE CAJU:
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Monografia apresentada ao Curso Seqüencial de Formação Específica em Tecnologia de Frutos Tropicais do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará como requisito parcial para obtenção doTítulo de Tecnólogo de Frutos Tropicais.
Orientador: Prof. Dr. Raimundo Wilane de Figueiredo.

Russas - Ce
2004

À minha mãe, por ter
me dado força e apoio para
que pudesse me ausentarde casa e concluísse meu
estágio e esse trabalho.
Agradecimentos

Ao final de um trabalho sempre temos a quem agradecer, principalmente aquelas pessoas que se interessam pelo que fazemos e sempre procuram ajudar de alguma forma.
Primeiramente agradeço a Deuspor ter dado-me coragem, força e serenidade para concluir mais uma etapa de minha vida. Peço-lhe que continue iluminando meus passos, assim como o sol ilumina todos os dias o amanhecer.
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os professores que de forma especial contribuíram para a chegada desta longa caminhada. Tenham certeza que sou muito grata pela amizade, orientação ededicação de todos. E em especial a Profª. M.Sc.Gláucia Posso Lima e o Prof. Dr.Antonio de Pádua Valença da Silva.
À minha amiga Silvia Cristina Matias Tavares e seus pais, o Sr. José Antonio Vieira Tavares e Sra. Maria Helena Matias por terem me hospedado em sua casa durante meu estágio.
Aos meus colegas de curso por não terem desistido, apesar das dificuldades.
Ao Sr. João,que cuidava do Campus com muita paciência e dedicação.
Ao Dernival, por que sem ele na teríamos tido condições para que tivéssemos as aulas, pois sempre ia atrás de tudo que precisávamos.
Ao meu grande amigo José Cláudio Karam de Oliveira que sempre me apoiou e incentivou.
Ao pesquisador da EMBRAPA Francisco Fábio de Assis Paiva, sendo um dos primeiros a me cedermaterial para que pudesse iniciar a minha pesquisa.
Enfim, agradeço a todas as pessoas que fazem parte da minha vida e que de alguma forma contribuíram com esse trabalho. Saibam que me considero iluminada por ter tido o privilégio de ter pessoas tão maravilhosas em meu caminho.

RESUMO

O presente trabalho propõe-se a fazer uma revisão bibliográfica do que se tem publicado sobreprocessamento da castanha de caju. A fruticultura é um dos ramos que tem se expandido grandemente nos últimos anos, inclusive para exportação. Dentre as fruteiras, o cajueiro (Anacardium occidentale L.) apresenta grande potencial para o agronegócio, pois, no Nordeste, por exemplo, contribui para a criação de 16.000 empregos na zona urbana (unidades de beneficiamento da castanha e do pedúnculo) e 500 mil nomeio rural. O agronegócio do caju gera em torno de 146 milhões de dólares anuais com as exportações de seus produtos (Johnson, 1974). De acordo com a literatura, o cajueiro é o único cultivado e o de maior dispersão do gênero. Essa espécie é cultivada em 26 países e os maiores produtores, responsáveis por 81% da produção mundial são: Índia, Brasil, Vietnã, Tanzânia, Indonésia, Moçambique eGuiné-Bissau. No Brasil, na região Nordeste concentra-se 99% da área colhida e da produção nacional (Johnson, 1974). Os principais produtos do cajueiro são a amêndoa da castanha e o pedúnculo. A amêndoa da castanha é considerada uma das nozes mais preferidas do mercado. Da amêndoa da castanha pode ainda ser extraído o líquido da casca da castanha, a casca da castanha, a película (rica em tanino) e o...
tracking img