Processadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Microprocessadores

Os Microprocessadores
O microprocessador é o coração de qualquer computador normal, seja um computador de mesa, seja um servidor, seja um laptop. Possivelmente a marca do seuprocessador é Intel ou AMD, e o tipo, Atom, Core 2 Duo, Celeron, Phenon, Turyon ou Athlon. Todos fazem praticamente a mesma coisa de maneira bastante semelhante.
|
Um microprocessador (tambémconhecido como CPU ou unidade central de processamento) é uma máquina completa de computação embutida em um único chip. O primeiro microprocessador foi o Intel 4004, lançado em 1971. O i4004 não eramuito poderoso,já que era um circuito integrado programavel que trabalhava com registradores de 4 bits, 46 instruçôes, clock de 740Khz e possuia cerca de 2300 transistores. Mesmo assim, era incrível vertudo isso em um único chip naquela época. Antes do 4004, os engenheiros construíram computadores com vários chips (transistores ligados um a um). O 4004 foi utilizado em uma das primeirascalculadoras eletrônicas portáteis (que, na verdade eram um trambolhão).
Você já se perguntou o que o microprocessador do seu computador faz? Você sabe as diferenças entre os tipos de microprocessadores? Nesteartigo, vai compreender como as técnicas simples de lógica digital permitem que o computador realize o seu trabalho, seja jogando, seja verificando a ortografia de um documento.
O motivo dasrivalidades atuais “à la Brasil X Argentina” entre AMD e Intel, e também entre os usuários que preferem uma ou outra marca, não é completamente sem fundamento. A explicação está no fato de que, no inícioda década de 1980, a IBM tinha somente um fornecedor de chips, que era a Intel. Isso ia de encontro às políticas da empresa, e fez com que a IBM cobrasse uma atitude da Intel.
Assim, em 1982, a AMDfirmou um contrato com a Intel para se tornar a segunda fornecedora de chips licenciada para a IBM. Até hoje, apesar de não conhecerem esse fato, muitos usuários discutem aos tapas, defendendo a...
tracking img