Processadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Estudos Superiores de Fafe
Escola Superior de Tecnologias de Fafe
Introdução à Informática
1º Ciclo – 1º Semestre - Ano lectivo 2012/2013

Processadores

Trabalho elaborado pelo Discente:
Carlos Alberto Coelho Miguelote de Castro, nº28201

Docente:
Paulo Costa

Índice
Introdução 3
O que é o processador? 4
Como é fabricado? 4
Um pouco da sua História! 16Principais Características do Processador 16
Como Funciona o Processador? 18
Onde fica colocado o processador? 19
Referências Bibliográficas: 26

Introdução

No âmbito da unidade curricular “Introdução à Informática”, foi-me proposto a elaboração de um trabalho sobre Processadores.
O presente trabalho tem como principal objetivo explicar e clarificar os conceitos de funcionamento e criaçãode um processador.
O trabalho está dividido em 6 partes, onde abordarei a sua história, definição de um processador, as suas características, como é fabricado, como funciona e onde fica colocado o mesmo.

O que é o processador?

O processador é um chip que executa as funções de processamento e controle de instruções, e independente de seu fabricante, possui uma arquitetura interna própria,compartilhando de um conceito básico, o de processar e controlar instruções. É considerado por diversos autores como o cérebro do computador e esta tecnologia será apresentada visando o entendimento de alguns modelos mais atuais.
Ao longo dos vários anos desde o primeiro processador, que foi criado pela Intel em 1979 com o nome de 8088 e usado no primeiro Computador, lançado pela IBM em 1981, oprocessador passou por várias transformações tecnológicas, acrescentando aos computadores um aumento considerável em seu poder de processamento e auxiliando em sua popularização, tendo conduzido a evolução tecnológica da computação, pois assim que novos chips são lançados no mercado, proporcionam o surgimento de novos softwares e dispositivos mais poderosos com o intuito de executar tarefas queantes eram impossíveis de serem realizadas.

Como é fabricado?

O componente básico para qualquer chip é o wafer de silício que é obtido através da fusão do silício junto com os materiais que permitirão sua dopagem posteriormente. O silício é um dos materiais mais abundantes da natureza, o grande problema é que os wafers de silício precisam ser compostos de silício 99,9999% puro, o que demanda umcaro e complicado processo de purificação. Qualquer impureza que passe despercebida nessa fase acabará resultando em um processador defeituoso mais adiante.
Inicialmente são produzidos cilindros, com 20 a 30 centímetros de diâmetro, que são posteriormente cortados em fatias bastante finas:

Essas "fatias" são polidas e tratadas, obtendo os wafers de silício. A qualidade do wafer determinará otipo de chip que poderá ser construído com base nele.
Wafers de baixa qualidade, usados para construir circuitos rudimentares, com poucos milhares de transístores, podem ser comprados a preços bastante baixos, a partir de milhares de fornecedores diferentes. Entretanto, para produzir um processador moderno, é preciso utilizar wafers de altíssima qualidade, que são extremamente caros.
Embora osilício seja um material extremamente barato e abundante, toda a tecnologia necessária para produzir os wafers faz com que eles estejam entre os produtos mais caros produzidos pelo homem. Cada wafer de 30 centímetros custa mais de 20 mil dólares para um fabricante como a Intel, mesmo quando comprados em grande quantidade.
Cada wafer é usado para produzir vários processadores, que no final da produçãosão separados e encapsulados individualmente. Não seria possível mostrar todos os processos usados na fabricação de um processador, mas tentarei dar uma boa idéia de como eles são produzidos, vou mostrar passo a passo a construção de um único transístor. Imagine que um Core 2 Duo possui 291 milhões de transístores e cada wafer permite produzir algumas centenas de processadores.
Tudo começa...
tracking img