Procedimento cirurgico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS
Cirurgia torácica ou Pulmonar
Refere-se a diversos procedimentos que implicam na abertura da cavidade torácica (toracotomia) e/ou órgãos da respiração. Ex: ressecção segmentar (segmento ou lobo pulmonar); Lobectomia (remoção de lobos pulmonares); Pneumectomia (remoção total de um pulmão), etc
A toracotomia é uma intervenção que consiste na abertura da parede torácicapara observar os órgãos internos, obter amostras de tecido para a sua análise e para o tratamento das doenças dos pulmões, do coração ou das artérias principais.)
Intervenções de enfermagem no pós-operatório (cirurgia torácica )
Objetivo: Otimizar a oxigenação e ventilação, mantendo a vigilância das complicações, controle da dor e auxílio ao paciente na recuperação de sua funçãocardiopulmonar. Após a estabilização dos sinais vitais, o paciente será colocado na posição semi-fowler, favorecendo a expansão dos pulmões, facilitando a ventilação com menor esforço,possibilitando a drenagem da sonda torácica. O paciente será reposicionado a cada 2 horas para a prevenção da estase de secreções e manutenção do equilíbrio da ventilação/perfusão.
Manutenção das vias aéreas: A equipe deenfermagem deve estar atenta. Faz-se necessário orientar o paciente a tossir e respirar fundo a cada uma ou duas horas, auxiliando-o a amparar a incisão com uma almofada durante a respiração profunda e tosse. A tosse ajuda-o a movimentar e expelir as secreções traqueobrônquicas; a respiração profunda dilata as vias aéreas.
A umidificação das vias aéreas pode ser feita através de nebulização com máscara ecateter de oxigênio. Na presença de ventilação mecânica assegurar a umidificação das vias aéreas, verificando a cada 6 horas o nível de água do umidificador e trocando quando necessário. Além disso, é muito importante verificar a presença de muco espesso e aderente o que sugere insuficiente aporte de líquidos e insuficiente umidificação externa.
Cirurgia cardíaca:
A cirurgia cardíaca abrange otratamento das doenças cardíacas congênitas (acianóticas e cianóticas) e adquiridas(decorrentes de doenças infecciosas ou degenerativas),e das afecções da aorta torácica.
As lesões valvulares cardíacas mais frequentes são: estenose mitral (estreitamento do orifício da válvula mitral); insuficiência mitral; estenose aórtica; insuficiência tricúspide.
Intervenções de enfermagem
Após o término dacirurgia o paciente é transferido para a unidade de pós-operatório, onde se recupera dos efeitos anestésicos e permanece por um período aproximado de 24 a 48 horas. No pós-operatório imediato a enfermagem planeja cuidados que visam à manutenção adequada da ventilação, oxigenação e estabilidade hemodinâmica. São necessários um rápido reconhecimento e intervenção, quando ocorrerem mudanças nascondições do paciente, uma vez que, a pessoa submetida à cirurgia cardíaca é frequentemente mais instável que outros pacientes cirúrgicos, devido aos efeitos da CEC e da manipulação cardíaca.
Na admissão o paciente deverá ser posicionado em decúbito dorsal, proporcionando retorno venoso adequado.
O enfermeiro deve auscultar sons respiratórios, certificando-se da localização do tubo endotraqueal,detectando um possível pneumotórax e secreções; providenciar monitoração da oximetria de pulso; encaminhar solicitação de raio X e coletar amostra de sangue para exames laboratoriais de rotina e gases sanguíneos arteriais, nos primeiros 15 a 30 minutos de admissão, enzimas cardíacas, oito horas após a cirurgia. É, também, atribuição do enfermeiro aferir o débito cardíaco, pressões de enchimento ecoletar gaso arteriovenosa assim que possível. Na presença de marcapasso, avaliar a sensibilidade, amplitude e a modalidade de comando; observar se a frequência e o ritmo estão ajustados.
Os drenos do tórax e (ou) do mediastino devem ser colocados em aspiração a vácuo em coluna d’água (usualmente em aspiração com pressão de 20cm de água); deverá mensurar e registrar a quantidade e característica...
tracking img