Problemas na hora do levantamento ambiental para elaboração do ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO





ADRIANA SOUSA SILVA













PROBLEMAS NA HORA DO LEVANTAMENTO AMBIENTAL PARA ELABORAÇÃO DO PPRA






















MONTES CLAROS-MG
JUNHO/2010
ADRIANA SOUSA SILVA





















PROBLEMAS NA HORA DO LEVANTAMENTO AMBIENTAL PARAELABORAÇÃO DO PPRA







Trabalho apresentado à disciplina Trabalhos de Conclusão de Curso como requisito parcial de avaliação do Curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho, orientado pela professora Ms. Eliana de Freitas Soares.










MONTES CLAROS-MG
JUNHO/2010



















Dedico a Deus pelo presente da vida, por ser a luz em meu caminho,por estar presente em cada momento de minha vida. E por estar completando mais uma fase da minha vida. Obrigada Senhor por tudo.





AGRADECIMENTO


Agradeço em especial aos meus pais a quem devo a vida e minha formação moral. Meu reconhecimento e gratidão pela paciência, compreensão, incentivo e apoio constante nesta jornada da vida.Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Isaías 40:30-31







Resumo
Ser um Profissional em Segurança no Trabalho não é só saberidentificar os perigos e avaliar os riscos, é muito mais que isso, é ter um olhar criterioso sobre tudo que o rodeia, é saber ser cauteloso, ser organizado, paciente além de respeitar os seus limites. A realização da pesquisa foi através da problemática: Quais os problemas encontrados pelos profissionais de segurança no trabalho na hora do levantamento ambiental para a elaboração do PPRA nas pequenasempresas? A metodologia adotada foi do tipo qualitativo e descritivo, utilizando a técnica do questionário, fundamentando em Neves (1996) e Rodrigues (2010). Para fundamentar as argumentações usadas na análise dos dados coletados através dos questionários, foi realizado um estudo sobre Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, com: Vieira (2005), Saliba (2009), Sherique (2004), MTE(2010) e Moraes (2005). Também se analisou um pouco sobre saúde e segurança do trabalho com: Andrade (2010), Rachadel (2010), Oliveira (2010). A partir dos resultados obtidos com a tabulação do questionário aplicado, podemos perceber que a hipótese levantada se confirmou, os entrevistados tiveram a mesma dificuldade que nós passamos que foram: a falta de conhecimento das pequenas empresas emrelação às normas de saúde e segurança, a camuflagem de informações por parte dos empregados e empregadores e desvios de função. Enfim percebemos que realmente esta problemática se confirma, e é preciso que tenhamos um olhar mais crítico e com mais atenção para essas pequenas empresas, pois os maiores índices de acidentes ocorridos hoje no Brasil são em pequenas e médias empresas, tudo isso porfalta de conhecimento sobre saúde e segurança.


Palavras-chave: Profissional. PPRA. Saúde. Segurança.



SUMÁRIO


INTRODUÇÃO.............................................................................................................. 07
1 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS – PPRA.............. 09
1.1 Mas o que vem a ser umPPRA?............................................................................. 11
2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO............................................................................... 18
2.1 A Pesquisa................................................................................................................. 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................ 23...
tracking img