Proantar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A Antártica, ou Antártida, é o mais meridional dos continentes e um dos menores. Rodeia o Pólo Sul e, por esse motivo, está quase completamente coberta por diversas geleiras. É o continente mais frio, mais seco, com maior média de altitude e de maior índice de ventos fortes do planeta.
Em 1959, foi firmado o Tratado da Antártica, um acordo que determina o uso docontinente para fins pacíficos, estabelece o intercâmbio de informações científicas e proíbe novas reivindicações territoriais. O Tratado determinou que até 1991 a Antártica não pertenceria a nenhum país em especial, embora todos tivessem o direito de instalar bases de estudos científicos. Na reunião de 1991, os países signatários do Tratado, resolveram prorrogá-lo por mais 50 anos, isto é, até 2041 aAntártica será um patrimônio e toda a humanidade.
Em 06 de fevereiro de 1984, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) começou a operar e foi levada à Antártica em módulos, pelo navio oceanográfico Barão de Teffé, e outros navios da marinha do Brasil. Atualmente abrigava cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis.
O nome da estação é umahomenagem ao comandante Luís Antônio de Carvalho Ferraz, da Marinha do Brasil, que desempenhou um importante papel ao persuadir o Brasil a desenvolver um programa antártico, o PROANTAR.

2 A VIDA NA ESTAÇÃO

A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), dispõe de todas as instalações necessárias como se fosse uma pequena cidade. O total atual de módulos era de sessenta e duas unidades.Recentemente, passou a fazer parte da EACF um heliponto, construído de acordo com as normas internacionais.
Até 2004 a composição modular chegou a sessenta habitáculos com capacidade de viverem confortavelmente 48 pessoas, parecendo uma pequena vila em meio ao gelo antártico. A estação operava durante todo o ano. A estrutura era composta por depósitos, oficinas, biblioteca, salas de lazer eestar, enfermaria, sala de comunicações, ginásio de esportes, cozinha e refeitório.
A administração da estação era executada por militares da Marinha do Brasil, que ali permaneciam durante um ano, sendo trocados ao final do período.

2.1 População

No inverno, os pesquisadores eram em pequena quantidade, pois dependiam do solo exposto e de mar aberto para efetuarem a coleta deamostras cujos dados seriam compilados e enviados às instituições-sede. Nessa época, o transporte dependia da Força Aérea Brasileira, pois não se conseguia chegar à base através do mar utilizando o NApOc Ary Rongel (H-44). São realizados sete vôos anuais com aeronaves C-130 Hercules.

2.2 Condições climáticas

No verão, naturalmente em condições menos adversas, a população na estaçãoaumentava, o que se traduz em maior nível de atividade. Era nesta época que eram executados os serviços de manutenção, ampliação, reabastecimento e apoio aos projetos científicos, tecnológicos e pesquisas de maior vulto. As condições de locomoção e transporte se davam com maior facilidade, havia menos gelo a dificultar as atividades dos habitantes. Os ventos eram mais fracos, e a temperatura também eramais amena, chegando aos 5°C.


2.3 Pesquisa e importância estratégica para o Brasil

Os programas de pesquisas permitiam estudar o impacto das mudanças ambientais globais na Antártica e suas consequências para as Américas, inclusive para a Amazônia. Ali foi detectado o aumento da temperatura global, o efeito estufa, o aumento do buraco da camada de ozônio, o aumento do nível dosoceanos, além de recolhidos elementos provenientes da poluição causada em sua maioria pelos países do hemisfério norte. Todas as alterações detectadas pela Estação Antártica Comandante Ferraz mostram claramente a interação entre os hemisférios e sua interferência nas mudanças globais.

3 QUANTO CUSTA?


O PROANTAR, Programa do Governo que destina verbas às pesquisas na Antártica, que vinham...
tracking img