Gerador de van de graaff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Educacional de Araucária



GERADOR DE VAN DE GRAAFF


Resumo: O experimento consiste em um gerador feito com um motor, duas polias, uma cinta de borracha, duas hastes e uma esferaoca, onde a polia e a cinta se eletrizam com cargas iguais com sinais diferentes, quando colocado uma agulha ou algo metálico próximo a superfície da cinta é produzido um campo elétrico onde o ar entreambos se ioniza e cria uma ponte por onde as cargas circulam, assim mostrando como a energia estática funciona. um teste feito com o gerador foi ao se aproximar um objeto ou a mão próximo a esfera eacontecer um pequeno choque devido a atração ou repulsão dos elétrons, um outro teste foi feito com uma pessoa sobre um material isolante assim acontecendo que o corpo se eletriza devido a cargaestática e levantando alguns fios de cabelos por terem a mesma carga e se repelirem.

Introdução: Van de Graaff inventou o gerador que levou seu nome em 1931, com o propósito de produzir uma diferença depotencial muito alta (da ordem de 20 milhões de volts) para acelerar partículas carregadas que se chocavam contra blocos fixos. Os resultados das colisões nos informam das características dos núcleosdo material que constituem o bloco.
O gerador de Van der Graaff é muito simples, consta de um motor, duas polias, uma correia ou cinta, duas hastes ou terminais feitos de finos fios de cobre e umaesfera oca onde se acumula a carga transportada pela cinta.

Procedimento: Em primeiro lugar, se eletrifica a superfície da polia inferior devido a superfície da polia e a cinta serem feitas demateriais diferentes. A cinta e a superfície da polia adquirem cargas iguais e de sinais contrário, contudo, a densidade de carga é muito maior na superfície da polia que na cinta, já que as cargas seestendem por uma superfície muito maior
Se uma agulha metálica é colocada próximo da superfície da cinta, a altura de seu eixo é produzido um intenso campo elétrico entre a ponta da agulha e a...
tracking img