Priscila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Casos = Ética Profissional e Empresarial


Caso ( C )

A administração da indústria química CLAIRT costuma delegar a compra de matéria prima ao Sr. Roque, contador da empresa, com 35anos de serviços prestados.
Além de ser funcionário antigo, o Sr. Roque tem livre trânsito entre os fornecedores do Brasil e de vários países, e jamais deixa o insumo BETA faltar a produção.
Ocomportamento do mercado corresponde às expectativas da contabilidade gerencial, sendo que os resultados vêm sendo considerados bons, relativamente aos períodos anteriores.
No mês de setembro do ano emcurso, apresentou-se o Sr. Cavalcante, novo gerente de auditoria interna da empresa que, cumprindo as rotinas de todos os anos, que era efetuada pelo Sr Santana, que se aposentou recentemente, ira fazerum relatório sobre as práticas e os procedimentos a CLAIRT.
No relatório final do Sr. Cavalcante, podia-se ler: O responsável pela compra do insumo BETA, Sr. Roque, faz a contabilidade da empresa,procedimento contrário aos princípios da boa condução dos negócios, pois pode ensejar a manipulação de resultados .
Antes de tomar qualquer decisão, os administradores da empresa leram a seguintenoticia pela imprensa:
> , ou seja, cada parte deve zelar pelo seu próprio interesse, sem se preocupar com o outro? Se assim fosse, Samuel agiria em seu próprio interesse nas 3 situações.
Essecomportamento, no entanto, constitui-se numa categoria peculiar de moralidade. Pode ser explicado como comportamento típico de ambientes onde o valor do bem coletivo não é prezado e as pessoas não sãoencorajadas a ajudar ao próximo.
A resposta as 3 situações aponta no sentido de que Samuel deva fazer o que na 1ª, 2ª e 3ª situação.




Caso ( b )

Muitas regras morais estão inclusas na lei, quelida com comportamentos permitidos e proibidos; por exemplo: o ato de iludir ( a fraude inclui-se entre os atos de ilusão ) .
Diferente da situação anterior onde não há norma legal a coibir o...
tracking img