Historia telefonia fixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FUMEC
CURSO ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES














HISTÓRIA DA TELEFONIA FIXA

























BELO HORIZONTE
MARÇO,2013














HISTÓRIA DA TELEFONIA FIXA
















































BELO HORIZONTE
MARÇO,2013



História



Em14 de Fevereiro de 1876 Alexander Graham Bell patenteou o primeiro aparelho elétrico de transmissão de voz (telefone), porém, para que isso fosse possível outros cientistas e pesquisadores, como o francês Charles Bourseul o alemão Johann-Philipp Reis e também o norte americano Elisha Gray, influenciaram com suas pesquisas.

Johann-Phillip Reis foi um dos possíveis pioneiros para criação dotelefone, que criou o principio de que uma membrana vibrava quando submetida a sons, a vibração fechava ou interrompia um circuito elétrico assim um corpo de ressonância reproduzia o som transportado eletricamente. Porém Reis que era um professor de ciências naturais queria utilizar desse projeto apenas para fins biológicos, e não prosseguiu com o desenvolvimento de tal projeto.

Tempos depoisElisha Gray e Graham Bell, por meio de suas pesquisas reformularam o principio de Reis, e com o foco na comunicação de pessoas criaram o telefone e assim Graham Bell patenteou o mesmo.



[pic]Telefone de Graham Bell.



Em 1879 a primeira central telefonica foi criada nos EUA a Bell Telephone Company, mais tarde rebatizada de American Telephone and Telegraph Company (AT&T).

Os primeirostelefones eram conectados a uma central manual, operados por uma telefonista. O Usuário tinha que girar uma manivela para chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, interligava os usuários.

Com o passar do tempo a tecnologia foi aumentando e junto a ela o telefone foi ficando melhor e mais acessível a todo mundo, em 2001 mais de 1 bilhão de linhas telefônicas jáestavam em funcionamento.



Funcionamento do Telefone de Graham Bell.



[pic]



Falando para o Telefone do Emissor, a sua voz faz vibrar o Diafragma. Uma vez que o Íman Permanente está ligado ao Diafragma, a vibração do Diafragma faz vibrar o Íman na Bobina e uma Corrente é nela induzida. Este Sinal da Corrente Induzida propaga-se ao Telefone do Receptor através do par de Linhas deCobre.

No Telefone do Receptor, o processo é invertido. O Telefone recebe o Sinal da Corrente Induzida e transforma-o, de volta, em vibrações físicas do Diafragma. O Som é reproduzido e pode ser ouvido.



















Sistemas de telefonia fixa atuais.



O sistema telefônico tradicional no dia de hoje funciona de seguinte maneira; Existe uma central telefônica quefaz com que dois terminais se conectem entre si estabelecendo um contato através da rede de acesso, assim como descrito na imagem abaixo:

[pic]

Cada terminal possui uma central telefônica sendo ela a mesma ou não de um outro terminal, porém para que um terminal de central telefônica diferente do outro estabeleçam um contato com outro é necessário que exista uma conexão entre centraisdiferentes. Assim facilitando o contato com outras cidades, estados e até países, como descreve na imagem:



[pic]



Telefonia fixa no Brasil.



1879 - 15 de novembro
O primeiro telefone foi instalado no Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, hoje, Museu Nacional. Foi autorizada a organização da Cia. Telefônica Brasileira.

1883
Foi inaugurada a primeira linha interurbanaligando o Rio de Janeiro a Petrópolis. Possuindo cinco estações com grande numero de assinantes.

1888 - 13 de outubro
Estava formada a Telephone Company of Brazil, com capital de US$ 300 mil, integralizado por 3 mil ações de US$ 100.

1910
Foi inaugurado o primeiro cabo submarino para ligações nacionais entre Rio de Janeiro e Niterói. Nessa época, 75% dos telefones instalados no país...
tracking img