Nnnn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE
MISTURAS

Misturas Homogéneas

-Cristalização: A Cristalização é uma técnica que permite separar um sólido de um líquido a partir da qual se conseguem cristais de umdos componentes da mistura. A Cristalização é um processo muito antigo, conhecemo-lo desde a antiguidade devido aos cristais de cloreto de sódio, a partir da água do mar – o sal.-Cromatografia: A Cromatografia é um método rápido que permite separar e identificar misturas de substâncias. Foi descoberta em 1909, e permite separar substâncias com cores.

-Destilação: A Destilaçãobaseia-se nos diferentes pontos de ebulição, permite separar um sólido dissolvido num líquido. Aquece-se a mistura até à temperatura de ebulição de um dos componentes, e este passa ao estado gasoso.Simples: permite separar líquidos com pontos de ebulição muito diferentes, podendo separar-se os componentes aumentando a temperatura.

Fraccionada: permite separar líquidos com pontos de ebulição muitopróximos. É utilizada, por exemplo, para obter aguardente através do vinho.

Misturas Heterogéneas

-Filtração: A Filtração permite separar um sólido de um líquido, ou um sólido de um gás. É numafiltração que é utilizado o filtro, que deixa passar os líquidos e retém os sólidos, separando-os.

-Decantação: A Decantação permite separar dois líquidos que não se misturam, portantoimiscíveis, como a água e o azeite, ou um líquido de um sólido depositado. Tem a desvantagem de ser um processo primitivo, básico, sendo mais difícil garantir que algumas partículas sólidas não sejam arrastadascom o líquido.

-Centrifugação: Este método, visto que normalmente antecipa uma decantação, serve para acelerar o processo desta última. É feito através de uma centrífuga, que gira a uma altavelocidade.

-Peneiração: A Peneiração é feita através de uma peneira, que separa dois sólidos de tamanhos diferentes.

Bibliografia/Webgrafia

Grande Enciclopédia Universal: Volumes 5, 6, 7, 15,...
tracking img