Principios tecnologicos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Prof:Fátima Aluna: Leonice Pereira Turma: STBN 2460509 Disciplina: Princípios da Tecnologia Industrial

Princípios da Tecnologia Industrial


Sumário

. Introdução-------------------------------------------04.Objetivo-----------------------------------------------04
Os Avanços da Tecnologia-----------------------05
Programa de Des. Tec. Industrial---------------07
Conclusão--------------------------------------------08
Referências Bibliográficas------------------------09

1. Introdução

O debate sobre a necessidade de um país ter uma política industrial consistente vem sendo retomado de forma bastanteintensa nas últimas duas décadas, especialmente nos países em desenvolvimento.
A argumentação básica é a prioridade na geração de superávits da balança comercial, que permitam reduzir o déficit em transações correntes e, dessa forma, a fragilidade da economia desses países, sujeitas a choques externos. Pressupomos que a política industrial seja capaz de elevar exportações e substituir importações.Este trabalho visa, portanto, reforçar a relevância da definição de uma sólida política industrial para o Brasil.


2. Objetivo

O principal objetivo de uma política industrial é o de promover sistemas produtivos eficientes,
capazes de acompanhar a dinâmica do progresso técnico internacional. Verificamos na teoria
microeconômica, que uma indústria é eficiente quando sua configuração ésustentável, ou seja,
quando o número de firmas ali estabelecido e seus respectivos vetores de produção são aqueles que
permitem minimizar os custos de atendimento à demanda existente. Por sua vez, as configurações
sustentavéis em geral são oligopólios ou monopólios, o que obriga o governo a utilizar-se dos instrumentos de promoção industrial sem descuidar dos mecanismos da defesa do interessepúblico.

OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA
   Historicamente, a tecnologia está relacionada à evolução e mudanças dos fatos e situações que ocorreram na nossa sociedade em termos reais e concretos.Observamos como isto ocorreu, ao longo do tempo, que se denominou Revoluções Industriais.
A primeira Revolução Industrial que começou na Inglaterra no fim do século XVIII e depois se expandiu para oresto do mundo, no século XIX, teve como marco significativo a máquina a vapor, a indústria do aço, e o surgimento das ferrovias. Neste momento, a máquina a vapor começa a modificar a vida do trabalhador.
Na segunda Revolução Industrial, que surgiu no século XIX, e é caracterizada pelo aparecimento do aço, energia elétrica, petróleo e indústria química, temos uma nova presença do trabalhador, não sópelas substituições inevitáveis, como pelas relações no mundo do trabalho, marcadas pela administração fordista.
A terceira Revolução Industrial, marca dos últimos trinta anos, caracteriza-se por uma acelerada transformação no campo tecnológico, com conseqüências não só no mercado de bens de serviço e de consumo como também, no modo de produção e na qualificação necessária dos novostrabalhadores e nas relações sociais.Essa fase é marcada ,segundo Schaff, por uma tríade revolucionária: microeletrônica, a microbiologia e a energia nuclear, o que nos levará, segundo o autor, a um desenvolvimento da humanidade.
Baptista (1993) diz que existem três grandes elementos na técnica (o autor designa a tecnologia como ciência da técnica), que são fatores determinantes nas grandes linhas de suaevolução: a energia, o material e a informação. Acrescenta também, o autor que os grandes marcos da evolução técnica são sempre e claramente assinalados pela renovação de cada um desses fatores:
* a revolução industrial troca a madeira pelo ferro;
* a revolução tecnológica dos séculos XIX e XX troca o carvão pelo par petróleo-eletrecidade;
* a revolução informática troca tratamento...
tracking img