Principios do sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universalidade – É a garantia de atenção à saúde por parte do Sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade, o individuo passa a ter direito de acesso a todos os serviços de saúde, assimcomo aqueles contratados pelo Poder Público. Saúde é direito de cidadania e dever do Governo: municipal, estadual e federal.
Equidade - É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com acomplexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que osistema pode oferecer para todos.
Integralidade – É o reconhecimento na prática dos serviços de que cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade; as ações de promoção, proteção erecuperação da saúde formam também um todo indivisível e não podem ser compartimentalizadas; as unidades prestadoras de serviço, com seus diversos graus de complexidade, formam também um todo indivisívelconfigurando um sistema capaz de prestar assistência integral.
Regionalização e hierarquização – Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente, dispostos numaárea geográfica delimitada e com a definição da população a ser atendida. Isso implica na capacidade dos serviços em oferecer uma determinada população todas as modalidades de assistência, bem como oacesso a todo tipo de tecnologia disponível, possibilitando um ótimo grau de responsabilidade (seus problemas).
Resolubilidade – É a exigência de que, quando um individuo busca atendimento ou quandosurge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrenta-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência.
Descentralização – É entendida como umaredistribuição das responsabilidades quanto às ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo, a partir da ideia de que quanto mais perto do fato a decisão for tomada, mais chance terá de...
tracking img