SUS- principios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sistema Único de Saúde: princípios e conquistas

Para falarmos do Sistema Único de Saúde é necessário citar os principais fatos de sua trajetória, seus princípios e conquistas nos últimos anos. OSUS foi regulamentado pela lei 8080/90 com a finalidade de mudar a desigualdade na assistência em saúde e obrigando o atendimento público a qualquer cidadão.
Os principais princípios norteadores doSistema Único de Saúde são:
Integralidade: as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura, atendendo o indivíduo como um ser humano integral nos diversostipos de complexidade.
Equidade: o SUS deva tratar a todos de forma igual, mas respeitar os direitos de cada um, segundo as suas diferenças regionais e sociais tratando "desigualmente os desiguais",concentrando seus esforços e investimentos em zonas territoriais com piores índices e déficits na prestação do serviço público.
Universalidade: todas as pessoas têm direito ao atendimento independentede cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda, etc. A saúde é direito de cidadania e dever dos governos Municipal, Estadual e Federal.
A partir da criação da sua lei o SistemaÚnico de Saúde tem caminhado rumo a muitos avanços, dentre os principais: melhorias na forma de repasse de recursos, ações com vistas à promoção e proteção da saúde com foco no PSF e PACS, aumento dacobertura de atendimento de gestantes, à infância e de transplantes de órgãos e tecidos, continuidade do controle da AIDS, criação do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica e distritossanitários Especiais Indígenas, início da aplicação da política dos medicamentos genéricos e da implantação do cartão SUS, reconhecimento dos acertos iniciais da regulação dos planos privados de saúde,resistência à política de cortes, e o início da implementação da diretriz constitucional em torno da NOAS.
Nos últimos 20 anos, realizaram-se inovações institucionais, como um intenso processo de...