Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

4
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Trabalho apresentado à disciplina de Responsabilidade social e Meio Ambiente, ministrada pela professora Edilene Maria de Oliveira aos alunos do 2o Semestre de Ciências Contábeis.

Universidade Anhanguera – UNIDERP
Macaé, 2011
SUSTENTABILIDADE E SUAS APLICAÇÕES

É um tema em construção. Há muitoque aprender a respeito. Mas já sabemos que tem a ver com atos de nosso cotidiano. Desde estilo de via e consumo de cada um de nós, até a forma como lidamos ou deixamos de lidar com o lixo que produzimos. Tem a ver com a maneira como usamos os recursos e energias disponíveis. Tem muito a ver com nossa atitude em cada momento de nossas vidas.
Sustentabilidade é a habilidade, no sentido decapacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém.
Nem sempre, problemas e soluções estão diretamente nas mãos de cada um de nós. Mas, de alguma maneira, ainda que indireta, podemos influir em decisões que dependem de políticos que elegemos ou deixamos que fossem eleitos, ou de empresas que são mantidas por quem compra seus produtos. É nessas esferas,político-econômicas, que estão grandes decisões a respeito de modelos de desenvolvimento, políticas de saúde, projetos de educação. Hoje, cada vez mais, as pessoas entendem os problemas da biosfera e passam a pensar globalmente. Isso é ótimo. Mas não é tudo. É preciso também pensar e agir localmente. Procurar ter mais influência no que acontece em nossa própria cidade. Saber o que e como pode ser feito soluções paraa casa e a cidade.
Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo.
O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre oMeio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente.
A Conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional, chamandoa atenção internacional especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita às fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem. A Declaração de Estocolmo, que se traduziu em um Plano de Ação, define princípios de preservação e melhoria do ambiente natural, destacando a necessidade de apoiofinanceiro e assistência técnica a comunidades e países mais pobres. Embora a expressão "desenvolvimento sustentável" ainda não fosse usada, a declaração, já abordava a necessidade imperativa de "defender e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações" - um objetivo a ser alcançado juntamente com a paz e o desenvolvimento econômico e social.
O planejamento ambiental tem a função denortear estrategicamente com segurança e responsabilidade, no cumprimento de seus objetivos. Em seu corpo, fornece diretriz e ações específicas para a abordagem das oportunidades de negócios, incluindo seu desenvolvimento e gestão, dentro de um espaço geográfico.
Dentre outras funções, um plano orienta a aplicação dos recursos humanos, materiais e financeiros, define objetivos específicos demanejo, especificando competências e orientando a sua gestão. As diferenças e semelhanças presentes numa área a ser planejada, estruturais ou de dinâmica são, geralmente, apresentadas na forma de um zoneamento.
Suas zonas, por sua vez, devem indicar a diferenciação e intensidade de usos possíveis. O planejamento também visa a compatibilizar as necessidades operacionais e estratégicas das empresas...
tracking img