Principios basicos leituras de tabela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento: Princípios básicos para leitura de tabelas

- O analista parte de uma tabela de duas variáveis, que é fundamental e de leitura mais simples.
- Numa tabela 1, mostram número de casos,não porcentagens. Por exemplo: 235 protestantes são democratas. Assim, não se pode comparar as frequências numéricas que aparecem nas várias células.
- A coluna total, ou “marginal, registra o fato deque a amostra contem um número maior que outro.
- Quando há razão para crer que determinada variável seja a variável independente, ou seja, a variável que determina outra variável, a prática usual éa de utilizar o número total de casos para cada uma das categorias dessa variável independente, como base para o calculo de porcentagens.
- Ao ler uma tabela preparada por outro investigador, oprimeiro cuidado será determinar como se calcularam as porcentagens. Foram elas calculadas ao longo das linhas, pelas colunas, com base na tabela em seu todo. Trata-se de uma tabela abreviada, onde asporcentagens, tal como apresentadas somam 100%. Percebe-se a forma do cálculo, observando em que local o investigador ‘’registrou’’ o 100% ou seja, a totalidade dos casos.
- Outra maneira de comparação,nota-se numa tabela 2, se as porcentagens são calculadas ao longo das linhas, compara-se a porcentagens nas colunas.
- Na maioria das vezes, os analistas não partem de uma comparação das células,feita no mesmo sentido em que foram calculadas as porcentagens.
- Colocar a variável independente em linhas ou colunas é uma questão de escolha. Seria possível alternar a forma de construção.
- Nocaso, o cálculo de porcentagens é feito nas colunas e as porcentagens comparadas num sentido diferente, desta vez, ao longo das linhas.
- Frequentemente, para simplificar, a tabela é abreviada.
- Éfundamental ter em conta que as três porcentagens de um terceira tabela, não somam 100%, ou seja, não se baseiam no total de pessoas que estão sendo analisadas.

º A tabela de três variáveis.

- O...
tracking img