Principio de arquimedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

No século III a.C., o grande filósofo, matemático e físico Arquimedes, teria descoberto como determinar o volume de qualquer objeto, mergulhando-o totalmente na água contida em umrecipiente e medindo o volume de água deslocado por ele [1]. Suas conclusões foram expressas através de um princípio, denominado Princípio de Arquimedes, cujo enunciado é o seguinte: ‘’ quando um corpoestá total ou parcialmente submerso em um fluido uma força de empuxo exercida pelo fluido age sobre o corpo. A força é dirigida para cima e tem um módulo igual ao peso (mf g) do fluido deslocado pelocorpo’’. Essa força é denominada empuxo (FE) [2].
Aplicada no centro da gravidade do volume de fluido deslocado, cuja intensidade é igual a do peso de volume de fluido deslocado [3]. Isto significaque um corpo de volume V totalmente imerso em fluido, recebe um empuxo cuja intensidade é dada por:
FE = mf .g = (ρV) g
Onde:
ρ = Densidade do fluido
V = Volume defluido deslocado
g = Aceleração da gravidade

A força de empuxo que atua sobre um objeto submerso depende do volume do objeto. Pequenos objetos deslocam pequenos volumes de água e sofrem a ação deforças de empuxos pequenas. Grandes objetos deslocam grandes quantidades de água e sofrem ação de força de empuxo de grande valor. É o volume do objeto submerso e não o seu peso, que determina a forçade empuxo. [4].
Mergulhando-se completamente um corpo suspenso por uma mola, no interior de um fluido de densidade ρ, haverá então o equilíbrio do corpo suspenso no interior do líquido podendoigualar o empuxo (FE) somando à força elástica da mola como peso real (Pr), sabendo que a força elástica é igual ao peso aparente (Pa), temos [2]:
Pa = Pr - FE
Nessaexperiência verificamos se o princípio de Arquimedes é válido para a determinação do peso de um corpo fora e dentro d’água.




2. OBJETIVO

Identificar se o Princípio de Arquimedes é válido....
tracking img