Principio de arquimedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A experiência de Arquimedes

Nascido em 287 a.C. e motivado pelo fato de seu pai (Fídias) ser astrônomo, Arquimedes interessou-se desde muito cedo pelas questões que hoje chamamos “deciência”.
O rei de Siracusa, Hieron II, encomendou uma coroa de ouro a um artesão. Para isso, deu-lhe uma quantia em dinheiro e o ouro necessário para a coroa.
A coroa entregue ao rei pelo artesãoparecia ter todo o ouro que o rei lhe dera, mas Hieron sabia que o artesão havia retirado parte do ouro e o tinha substituído por igual peso em prata. Como o rei não tinha como provar que tinha sidoenganado, encarregou Arquimedes de descobrir uma forma de prová-lo.
Conta-se que, estando Arquimedes preocupado com a resolução deste problema, num certo dia, ao entrar numa banheira cheia deágua, reparou que à medida que o seu corpo entrava na água, a água transbordava!
Entusiasmado com a sua descoberta, saiu correndo nu pelas ruas, gritando “Eureka” (Figura 1). Por esta atitudechegou a ser julgado, mas foi perdoado (a sua descoberta desculpava aquela atitude intempestiva!).
Com base na sua descoberta, colocou num vaso cheio de água, uma porção de prata e outra de outro,cada uma com a mesma massa da coroa.
Verificou que a quantidade de água que saia quando colocava a prata transbordava era maior do que se colocasse igual massa de ouro (a mesma massa de ouroocupa um volume menor do que se for de prata).
Voltou a encher o vaso de água e mergulhou nela a coroa. Verificou que transbordava mais água do que quando colocava igual massa de ouro puro (masmenos do que se colocasse prata).
Se a coroa fosse de ouro puro, deveria ter deslocado a mesma quantidade de água que o bloco de ouro de igual massa. Desta forma, concluiu que a coroa não eraconstituída apenas por ouro. Com base nas diferenças de volume de água deslocado, conseguiu determinar a quantidade de prata que o artesão misturara no ouro, provando que o rei tinha sido...
tracking img