Principais matematicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais Matemáticos :
Arquimedes (287 a.C.-212 a.C.)
Arquimedes havia formulado o princípio que permite aos barcos flutuarem: "Qualquer corpo mais denso que um fluído, ao ser mergulhado neste, perde peso correspondente ao volume do fluído deslocado.
Foi uma pessoa extremamente criativa, físico, matemático, astrónomo e inventor dos mais competentes. Arquimedes desenvolveumétodos para determinar áreas e volumes. Seus métodos anteciparam o cálculo integral. Arquimedes também provou que o volume de uma esfera corresponde a dois terços do volume do cilindro circunscrito. Evidentemente ele considerou este como seu maior feito, pois pediu que sua lápide tivesse uma esfera circunscrita por um cilindro.
Calculou ainda com boa aproximação o número PI. Formulou comexactidão cientifica os princípios da alavanca, da roldana e do parafuso. Formulou teoremas fundamentais a respeito do centro de gravidade de figuras planas e sólidos. Foi dele a celebre frase "Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". Entre as suas memoráveis invenções contam-se a roldana composta, o parafuso tubular para bombear água, as lentes convexas e um planetário.Carl Gauss (1777-1855)
Carl Friedrich Gauss, matemático, astrónomo e físico alemão, nasceu em Braunschweig a 30 de Abril de 1777 e faleceu em Gottingen a 23 de Fevereiro de 1855. Filho de camponeses pobres, Gauss encontrou apoio de sua mãe e de seu tio para estudar, apesar das objecções paternas. Aos dez anos, Gauss iniciou seus estudos de aritmética, espantando ao seu mestre, Buttner,pela facilidade com que completava complicadas operações. Buttner tinha, nessa época, um jovem assistente, de 17 anos, Johann Martin Bartels, apaixonado pela matemática, a quem entregou a tarefa de ensinar ao precoce Gauss. Entre os dois moços firmou-se sólida amizade, que durou até a morte de Bartels.


Quando Gauss contava nove anos, a mãe, preocupada com os estudos domenino, perguntou ao célebre matemático Bólyai se ele chegaria a ser alguém. Bólyai teria respondido: "Será o maior matemático da Europa". Já na mocidade, enquanto estudava com Bartels, Gauss apresentou uma demonstração rigorosa do teorema do binómio (em que se tem o desenvolvimento de | 1+x | n) para o caso de n não inteiro positivo. O uso correto dos processos infinitos e uma nova imagem do rigormatemático são as contribuições que o jovem Gauss traz para a matemática, mudando-lhe a fisionomia. Com efeito, o rigor imposto à análise se transporta para toda a matemática e é com Gauss que se inicia o período que levaria aos Weierstrass e aos Dedekind.
A dissertação doutoral de Gauss, que lhe valeu o título conferido pela universidade de Heimstèdt, em 1799, contém a primeirademonstração do teorema fundamental da álgebra. Em memória publicada em 1825, Gauss abre novos rumos com a invenção de um tipo novo de números, os inteiros complexos gaussianos da forma a + bi, em que a e b são inteiros racionais e i a unidade imaginária. Kummer e Dedekind usariam amplamente as ideias dessa monografia, aperfeiçoando teorias gerais importantes.

Johannes Kepler (1571-1630)
Matemático eastrónomo alemão. Kepler formulou o que hoje se chamam as leis de Kepler do movimento planetário:
(1) a órbita de cada planeta é uma elipse com o Sol num dos focos;
(2) o vector raio de cada planeta varre áreas iguais em tempos iguais;
(3) os quadrados dos períodos dos planetas são proporcionais aos cubos das suas distâncias médias ao Sol.Kepler tornou-se assistente do astrónomo dinamarquês Tycho Brahe em 1600, e sucedeu-lhe em 1601 como matemático imperial do imperador romano Rudolph II. Kepler observou em 1604 uma supernova, a primeira visível desde a supernova descoberta por Brahe em 1572. Kepler completou e publicou as Rudolphine Tables (1627), as primeiras tabelas astronómicas modernas, baseadas nas...
tracking img