Memorial descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TSUNAMIS

Carlos Eduardo Bernardes

Professor-Tutor Ana Paula
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Geografia (Ged 0931 ) – Prática do Módulo I
25/04/2011

RESUMONeste trabalho proponho dar a conhecer alguns aspectos acerca dos Tsunamis que têm vindo a ocorrer numa grande escala, e com fortes devastações que tem vindo a ocorrer nos últimos anos. Espero que estetrabalho ajude a alertar as conseqüências que esta grande catástrofe natural provoca.

Palavras-chave: Tsunami – Devastações - Catástrofe.

1 INTRODUÇÃO

Os tsunamis são ondas gigantes comgrande concentração de energia, que podem ocorrer nos oceanos. Elas são provocadas por um grande deslocamento de água que ocorre após uma movimentação de placas tectônicas abaixo dos oceanos. Estesterremotos marítimos, conhecidos como maremotos, deslocam uma grande quantidade de energia formando uma ou mais ondas (tsunamis) que podem atingir as costas dos oceanos, podendo provocar catástrofes.Atualmente, vários países possuem equipamentos capazes de identificar a formação e propagação de tsunamis. Com dados destes tipos, os governos podem adotar planos para deslocar populações de áreas derisco, que possam ser atingidas por estas ondas gigantes. 

2 DESENVOLVIMENTO

Tsunami significa “onda do porto” em japonês. Embora também ocorra em noutros locais, os Tsunamis são típico doOceano Pacífico. Quando ocorre um sismo no mar alto, gera ondas sísmicas marinhas, e que se propagam em todas as direções, a partir do epicentro. Em águas profundas e longes da costa, estas ondaspassam despercebidas. São pequenas (30-60cm de altura), a distância entre suas cristas (comprimentos de ondas) é excepcionalmente grande (100-200km) e deslocam-se rapidamente (aproximadamente 700km/h).Conforme se aproxima da costa, a sua velocidade diminui, e uma vez que a energia se mantém constante a altura das ondas de multiplicam em até 100 vezes. De fato, ao chegarem a costa estas...
tracking img