Principais ferramentas utilizadas na auditoria de sistemas e suas características

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais ferramentas utilizadas na auditoria de sistemas e suas características

Resumo - A auditoria é realizada para confrontar registros contábil-fiscais com operações/patrimônio, analisar documentos, propor padrões de controle de desempenho, emitir parecer apontando pontos de auditoria, propondo recomendações, validar e emitir certificações atribuindo notas.
No processo de auditoria asferramentas são instrumentos que o auditor possui para atingir suas metas, definidas no planejamento de auditoria, independente do tipo de auditoria praticada.
Há uma enorme gama de ferramentas no mercado e poucas informações sobre elas. Isso faz com que muitos profissionais tenham dificuldade para fazer uma boa escolha.
Esse artigo apresenta as principais ferramentas de auditoria existentes esuas características.
Palavras-chave: Auditoria, Ferramentas de auditoria, Governança Corporativa
Abstract -The auditing is accomplished to confront accounting-fiscal registrations with operations/ patrimony, to analyze documents, to propose patterns of acting control, to emit to seem pointing auditing points and proposing recommendations and to validate and to emit certifications attributingnotes.
In the auditing process the tools are instruments that the auditor possesses to reach their goals, defined in the auditing planning, independent of the type of practiced auditing.
There is an enormous range of tools in the market and few information on them. That does with that many professionals have difficulty to do a good choice.
That article presents the main existent auditing tools andtheir characteristics.
Keywords: Audit, Audit Tools, Corporate Governance.
Introdução
A partir da década de 50, com a industrialização do Brasil, surgiram inúmeras empresas familiares. Muitas delas se tornaram grandes organizações com o passar dos anos e esse crescimento levou à necessidade da formulação de estruturas organizacionais e administrativas para capacitá-las a enfrentar as mudanças edesafios do mercado.
Nesse cenário originou-se a Governança Corporativa como um dos principais desafios da moderna gestão empresarial para incentivar investidores a aplicar seus recursos em empresas que adotavam princípios de ética, transparência e responsabilidade na gestão de seus negócios.
O IBGC[1] define Governança Corporativa como o sistema que assegura aos sócios-proprietários o governoestratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva. A boa governança assegura aos sócios equidade, transparência, responsabilidade pelos resultados e obediência as leis do país.
A adequação aos fundamentos da Governança Corporativa, por um lado facilita o acesso a novos financiamentos, aumenta o valor das empresas e promovem a modernização da gestão, por outro, devido àtendência de separar propriedade e gestão mais nitidamente, criam um problema de monitoramento das relações entre os acionistas e os administradores. Segundo Lethbridge [2], do ponto de vista dos acionistas, uma gestão profissionalizada implica delegar autonomia aos administradores, tornando-se inevitáveis as assimetrias informacionais decorrentes da nova separação de poderes, podendo levar a umadivergência de interesses.
De acordo com o IBGC [1], a relação entre proprietário e gestão se da através do conselho de administração, auditoria independente e o conselho fiscal, instrumentos fundamentais para o exercício do controle.
A auditoria, atuando de forma independente e sistemática na organização deve focar sua atividade prioritariamente na avaliação dos processos de governança, gestão de riscose controle e, de forma complementar, na avaliação das principais atividades, processos e produtos da organização, especialmente aqueles considerados vitais para atingir os objetivos estratégicos. Com esse foco, a auditoria proporcionará relativa segurança às partes interessadas na condução dos negócios da empresa.
A auditoria de sistemas, por sua vez, esta relacionada à avaliação dos...
tracking img