Principais conceitos em antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETNOCENTRISMO: “Visão de mundo na qual o centro de tudo é o próprio grupo a que o indivíduo pertence; tomando-o por base, são escalonados e avaliados todos os outros grupos”(SUMMER, W.G. Folkways. Boston, Ginn, 1906. p. 13 apud Dicionário de ciências sociais, 1987. p. 437).

“... o ponto de vista de que cada um deve preferir seu próprio modo de vida atodos os outros” (HERSKOVITS, M.J., 1948 apud Dicionário de ciências sociais, 1987. p. 437).

- há identificação pelo indivíduo com a cultura do seu grupo e a suposição de que ospadrões por ele exibidos são os melhores e os mais corretos.
- pode ser entendido com uma atitude “natural” dos sujeitos no processo de relacionamento com o outro, pelo menos em umaprimeira aproximação.


RELATIVISMO CULTURAL: “designa a idéia de que qualquer parte do comportamento deve ser julgada primeiramente em relação ao lugar por ela ocupado na estruturada cultura em que ocorre e em termos do sistema de valor específico daquela cultura. Encerra desse modo um princípio de contextualismo” (Dicionário de ciências sociais, 1987. p.1057).

- os itens culturais só podem ser entendidos e julgados dentro de seus próprios contextos.
- posição teórica de crítica ao etnocentrismo.
- no final do séc. XIX,especialmente a partir de Franz BOAS, rompe-se com a idéia de uma unidade do gênero humano incentivadora de uma hierarquização dos grupos sociais (evolucionismo). Cada aspecto de uma culturadeve ser considerado na “totalidade do contexto em que ocorreu” (BOAS).
- embora seja um conceito importante e amplamente utilizado, algumas vezes a relatividade social é tomadade maneira radical, negando a possibilidade de concepção de universais culturais. A reação a esta posição reacentua a discussão sobre os universais (em sociologia, psicologia).
tracking img