Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Descreva os fatos históricos que contribuíram para a formação da Antropologia Científica.
Os fatos que contribuíram para a formação da Antropologia Científica foram:
-Expansão Marítima
Com a escassez de mantimentos e a queda do consumo dos produtos produzidos na zona rural e agrícola europeia,e para suprir esse alto consumo,muitas vezes importavam produtos oriundos dooriente,entretanto,para comercializar esses produtos,tinham que negociar com diversos vendedores encarecendo então os produtos.Para fugir desses altos impostos e de uma possível crise,era necessário encontrar novas rotas para comprar os produtos diretamente,sem pagar os altos impostos dos intermediários.Como essas expedições eram extremamente caras,era necessário a figura de um monarca, pois ele conseguia captarrecursos públicos de toda a nação para investir em embarcações mais resistentes.Gerando assim,a formação de um Estado Nacional centralizado,ou seja,com o poder centralizado nas mãos do monarca.
-Descoberta do ''Novo Mundo''
Com a centralização e formação dos Estados,foi possível realizar as expedições marítimas,levando o europeu a descoberta e convivência com outras culturas,novos valores culturaistrazendo à sociedade novas perguntas quanto à definição de ser humano.
-Iluminismo,Antropocentrismo e Renascimento cultural
Sob influência do iluminismo, de acordo com Laplantine, surge a visão antropológica para sobre os fatos oriundo de dois séculos de expedições, seu foco sao os novos grupos encontrados junto com toda sua carga cultural, os estudos deixam de ser observação e passam parainterpretação e posteriormente começa uma atividade de organização elaboração que, futuramente denominaria Etnologia

-Revolução Industrial e capitalismo
No século XIX a Antropologia conquista sua independência que vem favorecida pelos acontecimentos geopolíticos do período; como o surgimento do novo colonialismo europeu, consequência do tratado de Berlim de 1885 que partilhava o continente africanoentre as potências europeias.

2 Descreva os elementos, representantes e subdivisões, restrições e contribuições do Evolucionismo Cultural.
O Evolucionismo Cultural foi uma das primeiras escolas sobre a origem cultural.Surgiu no século XIX, cujos temas eram abordados eram por alguns trabalhados de forma mais ampla e por outros outros de forma mais restrita.
A escola apresenta trêselementos básicos: sucessão unilinear, método comparativo e sobrevivência. Na sucessão unilinear, defendia que os estágios de evolução teriam acontecido de modo semelhante em todas as partes do planeta, mesmo sem haver contato entre as culturas e sociedades. Já no método comparativo, método utilizado no século XIX, era utilizado de forma rudimentar, os fatos eram analisados, divididos e depois ordenadosde forma cronológica. O terceiro elemento trata do princípio da seleção natural, defendido por Charles Darwin, ou o princípio da sobrevivência do mais adaptado, de Spencer, no qual atribui ás espécies de animais e grupos humanos mais fotes e mais adaptados a chance e condições de sobrevivência.
De acordo com Marconi e Presotto, principais evolucionistas do século XIX foram: na Inglaterra,Spencer(1820-1903) ao contrário do que se pensa,este evolucionista foi quem popularizou o tema evolução, antes mesmo de Darwin,utilizava a expressão “sobrevivência do mais apto” enquanto Darwin utiliza a expressão “seleção natural”; Maine (1822-1888) utilizou um estudo ligado à importância da Evolução do Estado, tratando desde a organização baseada no parentesco ,ligada a determinado território ,atéformas mais complexas.Defendia que a família patriarcal seria a forma original e universal de vida social; Tylor (1832-1917) considera a humanidade um todo em crescimento. que vai da infância ao estágio da maturidade, e que os povos primitivos estariam na fase infantil desta evolução e procurou dar um crio científico á Antropologia do século XIX; Frazer (1854-1941) dizia que a sociedade passava por...
tracking img