Conceito sobre antropologia cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISTA SABER ELETRÔNICO

Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN 2176-5588

REFLEXÕES CULTURA1

SOBRE

O

CONCEITO

ANTROPOLÓGICO

DE

Jefferson Alves Batista

2

Resumo: Este artigo busca analisar a partir da obra do Antropólogo Luiz Gonzaga de Mello o conceito antropológico de Cultura. Neste intuito, fazemos uma breve exposição da visão teórica de alguns pensadores das ciênciashumanas buscando demonstrar as alterações teóricas entorno do conceito de cultura ao longo do desenvolvimento da Antropologia. Palavras Chaves: Antropologia e Cultura

Neste artigo buscaremos apresentar o Conceito Antropológico de Cultura segundo a visão de Luiz Gonzaga de Mello que está centrado em seu livro Antropologia Cultural. Não temos a intenção de dissecar por completo todo o tema, maistraremos uma visão geral e ao mesmo tempo sucinta desse campo vasto que é o Conceito Antropológico de Cultura. Abordaremos a cultura de forma objetiva e subjetiva, material e não material, real e ideal, de maneira onde fique claro o conceito aplicado por Luiz Gonzaga de Mello, sobretudo no que tange a sua advertência sobre o uso popular do termo “cultura”. Apontaremos as principais característicasda cultura e por fim não menos importante discorreremos sob a subcultura em seu papel fundamental na civilização.

Trabalho originalmente desenvolvido como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Antropologia Jurídica sob orientação do professor Ms. Luiz Carlos Bento. 2 Acadêmico do 2º período de Direito do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Jussara FAJ.

1

102 REVISTA SABER ELETRÔNICO

Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN 2176-5588

1.1.. A Antropologia e a Cultura Antes de apresentarmos o conceito de cultura temos que entender suas origens, e mais, como se deve estudar a mesma, assim, para se estudar as suas raízes, a priori temos que entender o que significa antropologia e qual sua função nesse basilar estudo.
A antropologia é comumente definidacomo o estudo do homem e de seus trabalhos. Assim definida, deverá incluir algumas das ciências naturais e todas as ciências sociais; mas, por uma espécie de acordo tácito, os antropólogos tornaram como campos principais o estudo das origens do homem, a classificação de suas variedades e a investigação da vida dos chamados povos primitivos (LINTON apud MELLO, 1986 p. 18.).

A melhor maneira deadentrarmos ao estudo de antropologia é trazermos o seu termo etimológico criando assim o melhor sentido para a definição. O termo Anthropos deriva do grego e significa “estudo do homem” ou “ciência do homem”. Fica confuso ao se perceber mais um significado de estudo do homem, esta tradução se encontra em outros termos como: genética, sociologia, zoologia, psicologia e muitos outros, mas o querealmente diferencia o estudo em foco é exatamente o objeto material, que envolve diversos casos. Precipuamente tem sua característica primordial o objeto formal, nela o que interessa é o ser humano em sua continuidade e pluralidade da forma, a existência humana, a culturalidade e biogenética, tanto passada como também presente, extraindo não o específico, mas o todo. Nas palavras de Mello3 “aAntropologia é uma das disciplinas mais especializadas e ao mesmo tempo uma das mais gerais”. Concerne lembrar que não é só a experiência o atenuante em tese, mas a diversidade dos aspectos que os rodeiam e se somam produzindo muitos outros ramos que os estudam genético, psicológico, biológico, geográfico, etc. Como se nota o campo da Antropologia é muito vasto, e o desseca-lo seria impossível, pois,nenhum ser humano conseguiria viver o bastante para absorvêlo, ou seja, dominar-lhe em sua plenitude.
3

MELLO, Luiz Gonzaga de (1986). Antropologia Cultural. Petrópolis: Vozes.

103

REVISTA SABER ELETRÔNICO

Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN 2176-5588

Nada contra o retalhamento e menos ainda a especialidade, pois, o mais próximo que se pode chegar do conhecimento é o estudo singular,...
tracking img