Principados e potestades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Principados e potestades Ef 6.10-20

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; l2porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas re¬giõescelestes. 13Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer ina¬baláveis. l4Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da couraça da justiça. l5Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; l6embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.17Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18com toda ora¬ção e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto com toda perseverança e súplica por todos os santos, l9e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para com intrepidez fazer conhecido o mistério do evangelho, 20pelo qual sou embaixa¬dor em cadeias, para queem Cristo eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

No estudo desta carta podemos maravilhar-nos com a amplitude da compreensão de Paulo. Ele começou desdobrando o propósito de Deus, concedido numa eternidade antes da fundação do mundo, para criar uma única nova raça humana através da morte e da ressurreição de Cristo e, finalmente, unir a igreja inteira e toda a criação sob asupremacia de Cristo como cabeça. Enfatizou que uma forma distintiva foi dada a este plano divino pela inclusão na nova sociedade de Deus, em completa igualdade, de judeus e gentios. Os dias antigos da divisão e da discriminação acabaram. Uma unidade completamente nova emergiu, onde, mediante a união com Cristo, os judeus e os gentios são membros iguais do mesmo corpo e coparticipantes iguais da mesmapromessa. Desta maneira, agora um só Pai tem uma só família, um só MessiasSalvador tem um só povo, e um só Espírito tem um só corpo. Estes são os fatos seguros do que Deus fez através de Cristo, e pelo Espírito formam a base sobre a qual Paulo passou a fazer seu eloquente apelo. Seus leito¬res devem viver uma vida que é digna do seu chamamento e própria para sua posição de sociedade nova ereconciliada de Deus. Devem demons¬trar sua unidade na comunhão cristã, ao mesmo tempo em que se rego¬zijam na diversidade dos seus dons e, também, dos seus ministérios. De¬vem despojar-se de toda a impureza do seu comportamento anterior à con¬versão e viver uma vida de "justiça e de retidão procedentes da verdade". E devem aprender a submeter-se uns aos outros em todos os tipos de re¬lacionamentosdomésticos e assim promover a harmonia nos seus lares. A unidade, a diversidade, a pureza e a harmonia — estas o apóstolo res¬saltou como características principais da nova vida e da nova sociedade em Cristo. Seria um belo ideal, um alvo obviamente desejável, e não tão difícil de ser atingido.

Agora, porém, Paulo nos traz de volta para a terra e, assim, para realidades mais duras do que os sonhos.Recorda-nos da oposição. Por bai¬xo das aparências na superfície, está sendo travada furiosamente uma ba¬talha espiritual invisível. Ele apresenta-nos o diabo, (já mencionado em 2:2 e 4:27) e certos principados e potestades sob seu comando. Não nos fornece nenhuma biografia do diabo, e nenhuma explicação da origem das forças das trevas. Admite a existência delas como um terreno comum entre ele e seusleitores. De qualquer maneira, seu propósito não é satisfazer a nossa curiosidade mas, sim, advertir-nos quanto à hostilidade des¬sas forças e ensinar-nos a vencê-las. O plano de Deus é criar uma nova so¬ciedade? Elas, então, farão de tudo para destruí-la. Deus, mediante Je¬sus Cristo, quebrou as paredes que dividem os seres humanos de raças di¬ferentes e de culturas diferentes, uns dos...
tracking img