Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Portal Saúde

Manual

Primeiros Socorros – Volume I
um Manual de O Portal Saúde
www.oportalsaude.com Junho de 2008

O Portal Saúde Impasse à Rua General Taborda, 11 A, 1070-138 Lisboa Tel. 213 821 690 Fax.213 822 218 info@oportalsaude.com

Copyright O Portal Saúde, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem a expressa autorização de OPortal Saúde.

Manual de Primeiros Socorros O Portal Saúde

1

www.oportalsaude.com

O Portal Saúde

1. Introdução

...................

3 4 5 6 7 8 9

Índice

2. Compressão Directa ................. 3. Escoriações ................... .............. .............. ............

4. Picadas e Mordeduras 5. Hemorragia Nasal 6. Traumatismos Oculares

7. Perda súbita deconsciência (lipotimia) ............

Sobre os autores deste Guia Técnico ... 10

Manual de Primeiros Socorros O Portal Saúde

2

www.oportalsaude.com

O Portal Saúde

Podemos definir os Primeiros Socorros como uma série de procedimentos simples que têm como objectivo resolver situações de emergência, feitas por pessoas comuns com esses conhecimentos, até à chegada de atendimento médicoespecializado. Os primeiros socorros são habitualmente mencionados em situações graves de emergência, embora sejam igualmente relevantes para casos como escoriações, lesões, picadas, etc... Por isso é que, com este Manual de Primeiros Socorros, O Portal Saúde irá levar-lhe até si os cuidados mais relevantes a ter em certas situações, das mais comuns até às mais complexas que podem ocorrer no dia-a-dia,para que esteja preparado numa situação de emergência, até à chegada do auxílio médico. Neste primeiro volume, iremos abordar as ocorrências mais comuns e simples. Esperemos que disfrute da leitura e dos nossos concelhos.

1. Introdução

Manual de Primeiros Socorros O Portal Saúde

3

www.oportalsaude.com

O Portal Saúde

2. Compressão Directa

Para tentar travar uma hemorragiaexterna, a compressão directa sobre a lesão é a forma mais simples, eficiente e a que sempre deve ser tentada em primeiro instância. Tal como o nome indica, consiste na compressão do ferimento, devendo o socorrista seguir os seguintes passos para a executar da melhor forma: Tapar todo o ferimento com um pano limpo ou com uma compressa esterilizada grossa. Podem também ser utilizados outros tipos detecido, como, por exemplo, toalhas limpas ou pedaços de lençol. Colocar gelo ou uma compressa fria na ligadura para ajudar a parar a hemorragia e diminuir o inchaço. Caso não haja nenhum pano limpo, utilize as suas mãos (deverá, nessas circunstâncias, utilizar luvas sempre que possível); Comprimir com firmeza todo a zona ferida por 10 minutos, de forma ininterrupta. Enquanto faz essa compressão, elevea zona lesionada acima do coração do acidentado. Se for caso disso, e se for possível, mude-o de posição; Assim que terminar a hemorragia, deverá segurar a compressa firmemente, com uma ligadura. Se o curativo for num membro, verifique periodicamente o pulso arterial. Caso não haja pulso arterial, afrouxe um pouco a ligadura; Se o sangramento não parar, vá ao Serviço de Urgências do Hospital maispróximo.

Manual de Primeiros Socorros O Portal Saúde

4

www.oportalsaude.com

O Portal Saúde

3. Escoriações

As escoriações são consideradas como o tipo de lesão mais habitual. Consistem numa lesão superficial na pele, provocada por um traumatismo ligeiro, que se cura rapidamente sem deixar cicatrizes. Os primeiros socorros a tomar numa situação de escoriação são os seguintes:Aplicar sobre a escoriação, o mais rápido possível, gelo protegido numa compressa ou num pano. Se possível, elevar a zona ferida acima do nível do coração. Manter a zona elevada por 10 a 15 minutos, se for uma escoriação pequena, ou uma ou duas horas, se a escoriação for externa e grave. 24 horas após a lesão, se a dor se mantiver, ou o aspecto da escoriação não for o melhor, persistir na...
tracking img