Primeira infancia, infancia e adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AEMS
Curso De Psicologia - 4° Período
Disciplina: Psicologia Do Adolescente e Maturidade I
Professor: Ricardo Eleutério dos Anjos

“Este texto foi produzido pelo professor Ricardo E. dos Anjos para fins didáticos, além de integrar uma pesquisa em andamento”


O desenvolvimento psicológico na primeira infância, infância e adolescência


1 A Periodização do desenvolvimento psicológico nainfância

Para melhor compreensão de como se dá a adolescência ou a idade de transição, este texto apresentará a periodização do desenvolvimento psicológico na infância de acordo com as pesquisas de Elkonin (1960; 1987), ou seja, a primeira infância, a infância e a adolescência.
Segundo Elkonin (1987), foram Blonski e Vigotski, os principais pesquisadores sobre o desenvolvimento dapsicologia infantil na URSS.
Blonski (1930 ; 1934 ), citado por Elkonin (1987) e também por Vygotski (1996), explicitou o caráter historicamente variável dos processos de desenvolvimento psíquico em detrimento à idéia naturalista e puramente evolucionista do desenvolvimento infantil, assinalando o surgimento de novos períodos na infância no decorrer da história. Estes períodos foram caracterizados porum processo de transformações qualitativas por meio de crises, de saltos. As mudanças no desenvolvimento, segundo o autor, poderiam ocorrer de forma crítica ou paulatina. Blonski denominou de épocas e estágios, os períodos do desenvolvimento infantil separados por crises. As épocas foram caracterizadas por crises mais marcantes e os estágios, menos marcantes. Outro conceito apresentado porBlonski, de acordo com Elkonin (1987), foi o de fase. A fase foi caracterizada por momentos da vida infantil que não são separados entre si de forma brusca como nas épocas e estágios.
Ao apresentar as contribuições de Vigotski para esta temática, Elkonin recorre ao texto denominado El problema de la edad que, em tempos hodiernos, está contido na segunda parte do Tomo IV das Obras Escogidas. Em relaçãoà periodização do desenvolvimento psicológico da criança, a psicologia russa tomou como referencial os estudos de Vigotski, onde este autor trata sobre “o problema das idades e as crises pelas quais passam a criança no desenvolvimento ontogenético de sua personalidade” (FACCI, 2004, p. 76). Segundo Vigotski, a transição de uma etapa de desenvolvimento para outra é marcada por crises. Estas crisessurgem entre duas idades, sinalizando o fim de uma etapa e o começo de uma nova.
Vygotski (1996) integrou, no esquema geral do desenvolvimento infantil, as chamadas idades críticas entre as idades estáveis. Para este autor, a sucessão das etapas das idades é caracterizada por uma alternância de períodos estáveis e períodos críticos.
Ao caracterizar os períodos de crise, Vigotski demonstratrês peculiaridades de tais períodos. A primeira é que os limites entre o começo e o final da crise e as idades contíguas são totalmente indefinidos. Para este autor, a crise se origina de forma imperceptível e, por isso, é muito difícil determinar o momento de seu começo e fim.
A segunda peculiaridade dos períodos de crise consiste em que a maioria das crianças que vivem nessa fase crítica édifícil de educar, tais crianças podem apresentar conflitos com outras pessoas e consigo mesmas. Porém, Vygotski (1996), ressalta que não é sempre assim que acontece, pois os períodos críticos são distintos em diferentes crianças.
A terceira peculiaridade das idades críticas é o aspecto negativo do desenvolvimento. É um período marcado por atitudes de negativismo com relação às exigências que outrora acriança cumpria. De certa forma, a criança torna-se desobediente e não raras vezes entram em conflito com os pais e professores. No desenvolvimento de períodos críticos, com relação aos períodos estáveis, Vygotski (1996, p. 257), afirma que,

“[...] passam a primeiro plano os processos de extinção e retirada, decomposição e desintegração de tudo o que se havia formado na etapa anterior e...
tracking img