Atps eletricidade e eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Resistência Elétrica

Alguns materiais apresentam graus de dificuldade para a passagem da corrente elétrica. Esse grau de dificuldade é denominado resistência elétrica. Mesmo os metais, que em geral são bons condutores, apresentam resistência. A unidade de medida da resistência é o ohm (Ω). Os dispositivos que são usados em um circuito elétrico são denominados resistores. Os resistoressão usados em um circuito para aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica que o percorre. Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável.
Podemos comparara a resistência elétrica àquelas barreiras que encontramos nas pistas de atletismo para a corrida com obstáculos. Quanto mais obstáculos, mais lenta é a velocidade média doscorredores. Em um circuito acontece da mesma forma: quanto mais resistência elétrica, menor é a corrente que atravessa o fio condutor.
A aplicação mais comum dos resistores é converter energia elétrica em energia térmica. Isso ocorre porque os elétrons que se movem no resistor colidem com a rede cristalina que o forma, gerando calor. Esse fenômeno é denominado efeito joule em nosso dia-a-dia: emchuveiros elétricos, ferros de passar roupa, em fogões elétricos, etc. Observe que todos esses aparelhos “fornecem calor”.
Basicamente os resistores são representados da seguinte maneira:

Nos circuitos eletrônicos em geral, os resistores são encontrados associados em série (Figura 1) ou em paralelo (Figura 2), e muitas vezes em associações mistas, que sãocompostos por conjuntos de associações em série e em paralelo.

Figura 1 Figura 2
5
3. Capacitores

Também chamado de condensador, é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar energia elétrica. Como a pilha, o capacitor possui doisterminais. Dentro do capacitor, os terminais conectam-se a duas placas metálicas, também conhecidas por “Armaduras”, separadas por um dielétrico (substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica).
A utilização dos dielétricos tem várias vantagens. A mais simples de todas elas é que com o dielétrico podemos colocar as placas do condutor muito próximas, sem orisco de que eles entrem em contato. Qualquer substância que for submetida a uma intensidade muito alta de campo elétrico pode ser tornar condutor, por esse motivo é que o dielétrico é mais utilizado do que o ar como substância isolante, pois se o ar for submetido a um campo elétrico muito alto ele acaba por se tornar condutor. O dielétrico pode ser ar, papel, plástico ou qualquer outro material quenão conduza eletricidade e impeça que as placas se toquem.
A diferença entre um capacitor e uma pilha é que o capacitor pode descarregar toda sua carga em uma pequena fração de segundo, já uma pilha demoraria alguns minutos para descarregar-se. É por isso que o flash eletrônico em uma câmera utiliza um capacitor, a pilha carrega o capacitor do flash durante vários segundos, e então o capacitordescarrega toda a carga no bulbo do flash quase que instantaneamente. Isto pode tornar um capacitor grande e carregado extremamente perigoso, os flashes e as TVs possuem advertências sobre abri-los por este motivo. Eles possuem grandes capacitores que poderiam matá-lo com a carga que contêm.
Em um circuito eletrônico, um capacitor é indicado da seguinte forma:6
Quando você conecta um capacitor a uma pilha (figura 3), é isto que acontece:
Figura 3
• a placa do capacitor conectada ao terminal negativo da pilha aceita os elétrons que a pilha produz
• a placa do capacitor conectada ao terminal positivo da pilha perde os elétrons para a pilha
Depois de carregado, o capacitor possui...
tracking img