Primeira guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira Guerra Mundial

A Pax Britânica ou hegemonia Britânica estava ameaçada. A indústria bélica alemã e as indústias químicas, automobilisticas e de energia estado-unidenses estavam muitodesenvolvidas. Cresciam também os conflitos em nome de um auto-governo nas minorias nacionais européias. Esse conjunto de fatores ameaçaram a estabiladade inglesa.
Criou-se a TripliceAliança(Alemanha, Itália e Império Austo-Hungaro) e em seguida a Entente Cordiale(Inglaterra e França), que mais tarde com a adesão da Rússia viria a se chamar Triplice Entente.

.Questão Marroquina:
Em1880, na Convenção de Madri, se estabeleceu a política de "portas abertas" para a França, Inglaterra e Alemanha.
Em 1904, fez-se um acordo entre França e Inglaterra garrantindo aos ingleses o Egitoe aos franceses o domínio sob o Marrocos. Gerando insatisfação alemã, que também deveria ser beneficiada pela política de portas abertas.
Em 1905 ( Crise Marroquina ), o Sultão do Marrocos sesubordina aos franceses, objetivando o apoio para enfrentar as tribos rivais e as rebeliões marroquinas. Dificultando ainda mais os interesses alemães na região.
Os alemães ficaram putinhos, e a Françaà contra gosto cedeu o Congo à eles, que ficaram ainda mais indignados pela migalha recebida.

. A questão Balcânica:
A Rússia desejava dominar a região do Mar Negro ao Mar Egeu, que passavapela região dos Bálcãs e garantir sua influência e soberania sob as nações. Para isso, buscava garantia na unificação dos povos eslavos (pan-eslavismo) e a libertação deles do enfraquecido ImpérioAustro-Hungaro (independência das minorias). Porém encontraram resistência do Império Austro-Hungaro e da Alemanha, que queria construir uma estrada de ferro ligando Berlin à Bagdá, a fim de exploraráreas petrolíferas do Golfo Pérsico.
* ambos projetos cortavam a região balcânica.

. A questão Francisco Ferdinando:
Ferdinando, herdeiro do Império Austro- Hungaro, foi à Saravejo para...
tracking img