Primeira guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A década de 20, em consequência da Primeira Grande Guerra, inaugurou uma nova fase das relações internacionais. A era da ‘diplomacia dos cavalheiros’, em busca do ‘equilíbrio europeu’, havia chegadoao fim. A Revolução Bolchevique na Rússia, marcando a vitória do socialismo marxista, a projeção dos Estados Unidos na ordem capitalista atlântico-ocidental e a crise da hegemonia européiaevidenciaram que o mundo não seria mais o mesmo. O socialismo, enquanto projeto alternativo ao capitalismo e baseado na proposta revolucionária de Karl Marx e Friedich Engels, tornou-se realidade. Os ecos daRevolução de 1917 se fizeram sentir nos quatro cantos do planeta, e o socialismo marxista, mais do que uma bandeira de luta, transformou-se em uma das grandes utopias do século XX.
Ao mesmo tempo, aordem capitalista e burguesa, segundo o projeto liberal, que havia triunfado no século XIX e delimitado as bases do mundo ocidental contemporâneo, já vinha mostrando desde 1870 as suas contradições emum mundo economicamente cada vez mais interdependente. O fluxo universal de capitais, matérias-primas, produtos industrializados e mão-de-obra avançava com o imperialismo e ditava as relações entreos países e entre os próprios homens.
A Primeira Grande Guerra deve ser entendida, em relação aos conflitos bélicos do século XIX, como um conflito de dimensão global, uma vez que não envolveuapenas nações européias, mas também populações e territórios de outros continentes. Ela foi, a princípio, uma guerra civil do capitalismo europeu, tornando-me mundial a partir da entrada dos EUA naguerra. Foi uma guerra imperialista, diante da forte ligação dos Estados capitalistas liberais com os oligopólios industriais e dos conflitos entre as potências pelo ‘espaço vital’ para reprodução docapitalismo. E, também, uma guerra tecnológica, pois envolveu a aplicação intensiva de novas máquinas e de instrumentos de guerra, como o avião de combate, os submarinos, cruzadores e couraçados (guerra...
tracking img