Primeira etapa de empreendedorismo(primeiro periodo de rh)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR


INTRODUÇÃO
O que é um Plano de negócios e quais as vantagens de sua elaboração e utilização no contexto atual?
O Plano de negócios é um documento utilizado pelo empreendedor de uma empresa, que apresentam todos os detalhes desta empresa que ainda não está atuando. Nele, podemos encontrar toda a descrição detalhada da organização, bem como osaspectos administrativos, projetando a imagem da empresa podendo assim prever alguns problemas a serem resolvidos futuramente, provendo uma importantíssima ferramenta de gestão. Para que o sonho de um empreendedor saia do papel é fundamental que ele faça um plano de negócios, já que este pode ajudá-lo a visualizar melhor a sua empresa, e também o auxiliará na prevenção de futuros problemas,mostrando o caminho para resolvê-los.
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.A palavra empreendedorismofoi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz defazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com GiffordPinchot foi introduzido o conceito de empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso deempreendedorismo, Robert Hirsch, Segundo ele, empreendedorismo “é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.

ETAPA 1
DESENVOLVIMENTO

ADMINISTRADOR x EMPREENDEDOR

Um empreendedor está sempre com ofoco no futuro enquanto o administrador está mais focado no presente.De acordo com Dornelas (2004) empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”, ou seja, é um processo que uma pessoa desenvolve seu próprio empreendimento, isto é, transforma uma idéia em negócio.
Eleidentifica algo prático e transforma em oportunidade dados de informação, ele vive o presente pensando no futuro. Então, todo administrador precisa ser empreendedor, mas por outro lado nem todo empreendedor precisa ser um administrador.
O administrador trata ao que há de mais moderno em informações, usando tecnologias. Adota as melhores técnicas de planejamento e controle de produção,cria a área de RECUROS HUMANOSe implanta um sistema de cargos, salários e se dedica a manter a empresa nos trilhos. Para o administrador, os resultados sempre excedem as expectativas; para o empreendedor as expectativas estão sempre à frente dos resultados. Enquanto o administrador “prefere um passarinho na mão do que dois voando”, o empreendedor se extasia justamente com as oportunidades quevislumbra nos dois voando.
O Empreendedor é focado no mercado, nas oportunidades, nos produtos, na inovação, na criatividade; ele é ligado no negócio presente e futuro. Uma das grandes diferenças entre o empreendedor e as pessoas que trabalham em organizações é que o empreendedor define o objetivo que vai determinar seu própriofuturo, ouseja,apesardas similaridades nas funções empreendedoras eadministradoras, conceituadas desde a abordagem clássica pelos atos de planejar, organizar, prever, controlar e comandar existe o diferencial visionário característico dos empreendedores.
Por essa característica, o empreendedor direciona as atividades para o aspecto estratégico das organizações, enquanto o administrador limita e coordena as atividades diárias. As diferenças entre os...
tracking img