Previdencia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Filme O Povo Brasileiro
O livro “O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro, mostra detalhadamente a história, formação e sentido do Brasil ao longo do tempo. Inicia falando sobre os habitantes que viviam nesse território antes da chegada dos colonizadores, como estes se relacionavam seus costumes e modo de vida. A seguir, revela a mudança ocorrida devido à chegada dos portugueses e amistura de etnias proveniente da colonização; verte também a história brasileira a partir do processo colonizador lusitano, a miscigenação ocorrida em função dessa mistura racial, dando origem à diversidade cultural pertinente até hoje em território nacional. A imposição da cultura portuguesa, tornando praticamente obsoleta a cultura indígena. Além disso, o antropólogo fala sobre o processo deurbanização no país, descrevendo as influências regionais que tornam as regiões distintas umas das outras. E finaliza falando sobre o território brasileiro na atualidade, fazendo um breve resumo do que originou toda uma cultura, um modo de vida estabelecido na época atual.

A reflexão sobre a nossa formação nos remete às nossas origens, à história que como brasileiros, fomos construindo. Arealidade na qual nos encontramos traz reflexões e pontos de vista provenientes de outros contextos.
No que tange esse desafio de nos tornar “explicáveis” Darcy Ribeiro indica um conjunto teórico a partir do nosso contexto histórico. Ribeiro reúne um conjunto de pesquisas que culminam em uma teoria do Brasil até então inédita. Subjacente à descrição desta teoria, está sua preocupação em entender porque caminhos passamos que nos levaram a diferenças sociais tão profundas no processo de formação nacional.

A urbanização contribuiu para uniformizar os brasileiros, sem eliminar suas diferenças. Fala-se em todo o país uma mesma língua, um mesmo idioma só diferenciado por sotaques e gírias regionais. Mais do que uma junção de etnias formando uma etnia única, a brasileira, o Brasil é umpovo nação, ajustado em um território próprio para nele viver seu destino.
Foi essa gente composta de índios, alma de índios, de negros, de mulatos, que fundou esse país.

Ao longo da costa brasileira se encontraram duas visões de mundo completamente opostas: a “selvageria” e a “civilização”. Concepções diferentes de mundo, da vida, da morte, do amor, se chocaram. Para os europeus os indígenaspareciam belos seres inocentes, que não tinham noção de "pecado", porém com um grande defeito: eram "vadios", preguiçosos não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Serviam apenas para ser vendidos como escravos. Darcy Ribeiro começa a descrever como foi acontecendo a “gestação do Brasil” e dos brasileiros como um povo. Nessa reconstituição ele fala da união ocorrida entre portugueses,índios e negros, matrizes étnicas do brasileiro.

Um povo novo que, no dizer de Darcy, se enfrentam e se fundem, fazendo surgir, "num novo modelo de estruturação societária". Para ele, essa mestiçagem fez nascer um novo gênero humano. Nova gente, mestiça na carne e no espírito. Darcy Ribeiro concebeu a história brasileira dividida em cinco formadores regionais, a cultura crioula, cabocla,gaúcha, caipira e a cultura sertaneja. Divididas em territórios específicos, a cultura crioula, desenvolveu-se no litoral nordestino; a caipiras, que se formou nas áreas ocupadas pelos mamelucos paulistas; a sertaneja, desenvolvida na área que se desdobra desde o Nordeste até os cerrados do Centro-Oeste; a cabocla, que correspondente à população amazônica e a gaúchas, formada no sul do país.Para Darcy formamos a maior presença neolatina no mundo, uma "nova Roma". Segundo ele, melhor, porque racialmente lavada em sangue índio e em sangue negro. Esta nossa singularidade nos condena a nos inventarmos a nós mesmos e desafiados a construir uma sociedade inspirada na propensão indígena para o convívio cordial e para a reciprocidade e a alegria saudável do negro extremamente alterativo....
tracking img