Prevenção do superuso esqueletico em musicos

738 palavras 3 páginas
Prevenção do Superuso do Músculo Esquelético em Músicos de Orquestra

Rafael Oliveira Schneider

Rodrigo Massaki Ono

Thaissa Mertz Queiroz

Universidade do Estado do Rio de Janeiro,Rio de Janeiro,RJ,Brasil

L.E.R,Alongamento,Prevenção

Autor correspondente: Rafael Oliveira Schneider

Introdução

Quando falamos de doenças ocupacionais nos vem logo a cabeça que elas são adquiridas apenas por pessoas que trabalham em computadores durante horas digitando textos,porem isso não é bem assim ,visto que hoje em grande parte dos trabalhos existem pessoas que adquirem algum tipo de lesão.”Ela hoje é considerada como sendo a doença dos tempos modernos “(Machado,André).

Atualmente no Brasil o numero de instrumentistas com L.E.R(lesão por esforço repetitivo) vem crescendo desenfreadamente em especial entre os pianistas.Mesmo se discutindo muito sobre o assunto,pouco se tem feita na pratica.

Grande parte das lesões por esforço repetitivo em músicos é causado devido a grande demanda de trabalho e aos intensos treinamentos muitas vezes inadequados e nem um pouco saudáveis, podendo assim levar a situações de debilidade e incapacidade ocupacional.

A importância de se estudar o desgaste musculoesquelético através do seu superuso usando os tecidos musculares alem de seus limites pode ajudar para criação de estratégias de prevenção.Desta forma não só modificando a postura e os movimentos realizados como também o local de trabalho,que compreende os instrumentos usados,acessórios,cadeiras,partituras,e a orquestra como um todo,todos esses fatores devem ser passiveis de intervenção.

Este trabalho propõem mostrar alternativas para prevenção das lesões em músicos e em pessoas em geral através de exercícios de alongamentos, yoga e ginástica laboral.

Para efeito de analise este estudo se propõem a analisar 40 instrumentistas (20 sendo de cordas e 20 sendo de

Relacionados

  • Padroes fisicos inadequados na performance violinistica
    36385 palavras | 146 páginas